Gestão da Produção Industrial

Matriz Curricular

Ementas das disciplinas

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES (80 HORAS)

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Desenvolver, participar e apoiar a questão da cadeia de suprimentos, buscando a integração entre os processos e identificando sua relevância para o negócio. Interpretar e aplicar as diretrizes do planejamento estratégico no desenvolvimento de produtos, processos e serviços, demonstrando uma visão analítica e criteriosa, considerando fatores internos e externos que impactam na tomada de decisões. Desenvolver a visão sistêmica, identificando soluções, respeitando aspectos culturais, éticos, ambientais e sociais no âmbito local, regional e internacional.

Objetivos de Aprendizagem:
Discutir, aplicar e identificar conteúdos teóricos e práticos sobre administração da produção e operações, reconhecendo suas interfaces com as outras disciplinas do curso e atividades da área de produção industrial. Compreender, analisar e distinguir os tipos de movimentação, transporte e armazenagem de materiais, analisando situações relacionadas ao ambiente interno das organizações. Organizar estoques, insumos e produtos, verificando disponibilidade, bem como otimizar o fluxo de materiais, buscando prever e julgar os custos envolvidos.

Ementa:
Tendências e desafios na administração de operações. Estruturas e funções organizacionais. Sistemas de produção. Gerenciamento de operações e de processos. Estratégia de operações. Estratégia e análise de processos funcionais. Gerenciamento da capacidade produtiva e recursos da produção. Controle e análise de estoque: custos e lote econômico.

Metodologias Propostas:
Uso de metodologias ativas, aprendizagem baseada em problemas/projetos, gamificação, entre outras.

Bibliografia básica:
• SLACK, N., CHAMBERS, S., JOHNSTON, R., BETTS, A. Gerenciamento de operações e de processos: princípios e práticas de impacto estratégico. 2a. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. ISBN: 9788577807970.
• KRAJEWSKI, L.J., RITZMAN L.P. MALHOTRA, M.K. Administração de produção e operações. 8a. ed. São Paulo: Pearson, 2009. ISBN: 9788576051725.
• SILVA, B.W. Gestão de estoques: planejamento, execução e controle. 2a. ed. João Monlevade: BWS Consultoria, 2019. ISBN: 9781731231000.

Bibliografia complementar:
• BATALHA, M.O. Gestão da produção e operações: abordagem integrada. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2019. ISBN: 9788597020960.
• ABDALLA, M.M.; CONEJERO, M.A.; OLIVEIRA, M.A. Administração estratégica: da teoria à prática no Brasil. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2019. ISBN: 9788597020977.

DESENHO PARA PRODUÇÃO INDUSTRIAL – 80 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Demonstrar atuação autônoma e colaborativa, bem como identificar e propor soluções, em atividades voltadas para elaboração e execução de projetos, produtos e protótipos, entre outras relacionadas a área de produção industrial. Realizar pesquisa e acompanhar os avanços científicos e tecnológicos, organizando-os e aplicando-os em demandas de interesse dos setores produtivos, de serviços e da sociedade. Atuar de forma autônoma na realização de atividades profissionais e na execução de projetos.

Objetivos de Aprendizagem:
Interpretar e construir desenho, de acordo com as normas vigentes e especificações técnicas, representando elementos e conjuntos pertinente ao projeto. Reconhecer representações gráficas, vistas ortográficas, identificando tipos de cortes, perspectivas e sistema de cotas, em conformidade com normas técnica. Dar exemplos e demonstrar projetos desenvolvidos com auxílio de softwares específicos, sejam eles em 2D ou 3D, reconhecendo e distinguindo os recursos, ferramentas e possibilidades de simulação computacionais empregadas na área de tecnologia em produção industrial.

Ementa:
Introdução ao desenho técnico, sua importância e finalidades. Projeções ortogonais. Contagens e simbologia. Tipos de perspectivas. Normas técnicas. Vistas ortográficas. Hachuras, cortes e seções. Representações convencionais. Práticas desenvolvida com instrumentos para desenho e/ou softwares de desenho assistido por computador. Principais comandos para criação e edição de objetos em 2D e/ou 3D. Desenho de montagem Composição e edição de elementos sólidos. Aplicações do modelamento sólido.

Metodologias Propostas:
Uso de metodologias ativas, aprendizagem baseada em problemas/projetos, gamificação, entre outras.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliações formativas com feedback. Avaliação somativa. Avaliação de desempenho coerente com os objetivos de aprendizagem, autoavaliação, pesquisa aplicada, entre outros.

Bibliografia básica:
• VIEIRA, A.D. Desenho técnico e geométrico. 1ª ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016. ISBN: 9788576089308.
• TOSCANI, R.F. Introdução ao desenho técnico. 1ª ed. São Paulo: Escolar, 2020. ISBN: 9788569853213.
• SILVA, A. et al. Desenho técnico moderno. 5ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2023. ISBN: 9788521638452.

Bibliografia complementar:
• ABRANTES, J., FILGUEIRAS FILHO, C.A. Desenho técnico básico: teoria e prática. 1ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2018. ISBN: 9788521635697.
• RODRIGUES, A.R. et al. Desenho técnico mecânico: projeto e fabricação no desenvolvimento de produtos industriais. 1ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015. ISBN: 9788535274233.

FONTES DE INFORMAÇÃO E BANCO DE DADOS – 80 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Realizar pesquisa e acompanhar os avanços científicos e tecnológicos, organizando-os e aplicando-os em demandas de interesse dos setores produtivos, de serviços e da sociedade. Demonstrar e assumir postura de permanente atualização profissional, com disposição para o aprendizado autônomo, identificando as necessidades de pesquisa, selecionando informações e dados em fontes confiáveis. Administrar conflitos, quando necessário, estabelecer relações e propor um ambiente colaborativo, incentivando o trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem:
Reconhecer, analisar e avaliar sistemas informação, fontes de pesquisa e dados numéricos, destacando linguagem de programações específicas e uso de banco de dados, elaborando proposições em atividades relacionados a área de gestão e produção industrial. Demonstrar raciocínio lógico e analítico para resolução de situações-problema, desenvolvendo um planejamento ou modelo eficiente, analisando os resultados obtidos e elaborando relatórios. Ordenar, classificar e analisar dados, gráficos e tabelas, realizando comparações e avaliações, a fim de selecionar informações relevantes para o negócio e a tomada de decisão.

Ementa:
Sistemas operacionais: conceitos, tipos e características. Editores de texto e plataformas de design gráfico. Planilhas eletrônicas: fórmulas, funções, operadores lógicos e gráficos. Representações de função matemáticas e estatísticas. Linhas de tendência e aproximações lineares. Banco de dados: fontes, tipos e aplicações. Tabela dinâmica, análise e validação de dados. Dashboards e relatórios. Ambientes de programação. Definição e desenvolvimento de macros.

Metodologias Propostas:
Uso de metodologias ativas, aprendizagem baseada em problemas/projetos, gamificação, entre outras.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliações formativas com feedback. Avaliação somativa. Avaliação de desempenho coerente com os objetivos de aprendizagem, autoavaliação, pesquisa aplicada, entre outros.

Bibliografia básica:
• MARÇULA, M. Informática: conceitos e aplicações. 5ª ed. São Paulo: Érica, 2019. ISBN: 9788536531977.
• BLUTTMAN, K. Excel fórmulas e funções para leigos. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021. ISBN: 9788550808451.
• JELEN, B.; SYRSTAD, T. Microsoft Excel 2019: VBA e macros. 1ª ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021. ISBN: 9788550807454.

Bibliografia complementar:
• MENEZES, N.N.C. Introdução a programação com Python: algoritmos e lógica de programação para iniciantes. 3ª ed. São Paulo: Novatec, 2019. ISBN: 9788575227183.
• MUELLER, J.P. Começando a programar em Python para leigos. 2ª ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020. ISBN: 9788550815855.

TECNOLOGIA E ENSAIOS DE MATERIAIS – 80 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Avaliar, monitorar desempenho e intervir na qualidade de sistemas e processos produtivos por meio da aplicação de técnicas de medição ou métodos de ensaio. Compreender e classificar os principais materiais para construção mecânica aplicados a tecnologia em gestão da produção industrial, reconhecendo a importância de seus processos, tratamentos, ensaios e experimentos.

Objetivos de Aprendizagem:
Classificar, selecionar e distinguir materiais industriais, considerando propriedades, processamento e desempenho desses materiais em serviço e sua influência para projetos e aplicações específicas. Identificar, reconhecer e organizar características de matérias-primas, apresentando entendimento com base em dados e informações que justifiquem a seleção e o tratamento adequado, considerando os métodos para controle e análise da qualidade e suas implicações na fabricação e projeto do produto. Dar exemplos de ensaios destrutivos e não destrutivos, mostrando as diferenças com relação aos procedimentos, identificando suas principais características e aplicações.

Ementa:
Classificação dos materiais de engenharia. Características e propriedades dos principais materiais. Estrutura cristalina. Relação entre a estrutura e propriedades dos materiais. Principais ensaios destrutivos não destrutivos e técnicas de caracterização utilizados no controle de qualidade dos materiais. Macrografia e micrografia. Ensaio de tração: determinação de propriedades elásticas, módulo de Young e resiliência. Interpretação e análise de resultados de testes, ensaios e experimentos de materiais. Deformação plástica nos metais. Encruamento. Determinação de limite de escoamento, de resistência a tração e de ruptura. Tratamentos térmicos e aplicações. Tipos de corrosão e tratamentos de superfície. Projeto e seleção de materiais.

Metodologias Propostas:
Uso de metodologias ativas, aprendizagem baseada em problemas/projetos, gamificação, entre outras.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliações formativas com feedback. Avaliação somativa. Avaliação de desempenho coerente com os objetivos de aprendizagem, autoavaliação, pesquisa aplicada, entre outros.

Bibliografia básica:
• CALLISTER, W.D.; RETHWISCH, D. Ciência e engenharia de materiais: uma introdução. 10ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2021. ISBN: 9788521637288.
• ASKELAND, D.R.; WRIGHT, W.J. Ciência e engenharia dos materiais. 4ª ed. São Paulo: Cengage, 2019. ISBN: 9788522128112.
• ASHBY, M.F. Seleção de materiais no projeto mecânico. 5ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019. ISBN: 9788535290325.

Bibliografia complementar:
• ASHBY, M.F. Seleção de materiais no projeto mecânico. 5ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019. ISBN: 9788535290325.
• LIRA, V.M. Princípios dos processos de fabricação utilizando metais e polímeros. 1ª ed. São Paulo: Blucher, 2017. ISBN: 9788521210856.

INTRODUÇÃO À GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL – 40 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Utilizar conhecimento técnico aliado a ciência e tecnologias empregadas na gestão da produção industrial, adaptando as perspectivas da sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. Interpretar e aplicar as diretrizes do planejamento estratégico no desenvolvendo produtos, processos e serviços, demonstrando uma visão analítica e criteriosa, considerando fatores internos e externos que impactam na tomada de decisões.

Objetivos de Aprendizagem:
Apresentar a estrutura e organização de funcionamento do curso de Gestão da Produção Industrial, as áreas do eixo tecnológico e principais atividades, mostrando possibilidades de atuação profissional no arranjo produtivo local. Interpretar e identificar conceitos essenciais da gestão estratégica e técnicas de planejamento estratégico nas empresas, reconhecendo a importância das pessoas, ciência e tecnologia aliados com as dimensões de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.

Ementa:
Níveis de planejamento nas organizações: estratégico, tático-funcional e operacional. Gestão estratégicas nas empresas. Conceitos e abordagens para a estratégia. Principais modelos e técnicas de planejamento estratégico. Fatores críticos de sucesso. Tendências do mercado de trabalho, tecnologias e desafios em sistemas produtivos e do ecossistema de inovação. Sustentabilidade: pilares e desenvolvimento sustentável. Responsabilidade Social: ética nos negócios, impacto social e relatórios de sustentabilidade.

Metodologias Propostas:
Uso de metodologias ativas, aprendizagem baseada em problemas/projetos, gamificação, entre outras.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliações formativas com feedback. Avaliação somativa. Avaliação de desempenho coerente com os objetivos de aprendizagem, autoavaliação, pesquisa aplicada, entre outros.

Bibliografia básica:
• OLIVEIRA, D.P.R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 35ª ed. São Paulo: Atlas, 2023. ISBN: 9786559774760.
• PASHLEY, P.A. et al. Ética, responsabilidade social e sustentabilidade nos negócios. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2019. ISBN: 9788553131815.
• TACHIZAWA. T. Gestão ambiental e responsabilidade social coorporativa. 9ª ed. São Paulo: Atlas, 2019. ISBN: 9788597019629.

Bibliografia complementar:
• MORAN, L. A responsabilidade social corporativa como fator crítico de sucesso. Editora Nosso Conhecimento, 2021. ISBN: 9786203346015.
• SERRA, F.R. et al. Gestão estratégica: conceitos e casos. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2013. ISBN: 9788522480746.

MATEMÁTICA APLICADA À GESTÃO DA PRODUÇÃO – 40 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Utilizar ferramentas matemáticas, estatísticas e analíticas para modelar, analisar e avaliar sistemas de produção, auxiliando no processo de tomada de decisões. Evidenciar o uso de pensamento crítico em situações adversas.

Objetivos de Aprendizagem:
Reconhecer produtos notáveis e fatoração, assim como aplicações de funções de 1º grau, 2º grau, funções exponenciais e logarítmicas com a finalidade de modelar situações-problema, incentivando o raciocínio lógico para determinação de equações que traduzam as condições de contorno. Empregar ferramentas de matemática básica, bem como utilizar conceitos de trigonometria e funções trigonométricas na solução de problemas relacionados a área de exatas, visando analisar gráficos e julgar situações práticas do cotidiano profissional. Contextualizar, identificar e reconhecer os métodos de sistemas lineares como ferramenta, aplicando na solução de problemas que envolvam equações lineares.

Ementa:
Introdução a conceitos de matemática básica, propriedades fundamentais e operações. Conjuntos numéricos. Equações e inequações. Solução gráfica de equações e inequações em uma variável. Função do 1º e 2º grau e aplicações. Funções exponencial e logarítmica. Trigonometria e funções trigonométricas. Análise gráfica de funções. Álgebra trigonométrica e geometria. Uso da trigonometria para cálculo de área. Aplicações da trigonometria. Sequencias, séries e limites. Sistemas de equações lineares.

Metodologias Propostas:
Uso de metodologias ativas, aprendizagem baseada em problemas/projetos, gamificação, entre outras.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliações formativas com feedback. Avaliação somativa. Avaliação de desempenho coerente com os objetivos de aprendizagem, autoavaliação, pesquisa aplicada, entre outros.

Bibliografia básica:
• OLIVEIRA, D.P.R. Pré-cálculo: uma preparação para o cálculo. 2ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. ISBN: 9788521630692.
• DEMANA, F.D. et al. Pré-cálculo. 2ª ed. São Paulo: Pearson, 2013. ISBN: 9788581430966.
• TACHIZAWA. T. Pré-cálculo: operações, equações, funções e sequências. 1ª ed. São Paulo: Cengage, 2018. ISBN: 9788522127894.

Bibliografia complementar:
• FRED, S. Pré-cálculo. 2ª. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011. ISBN: 9788577809264.
• ADAMI, A.M. et al. Pré-cálculo. 1ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. ISBN: 9788582603208.

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL – 40 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Identificar, compreender, praticar e analisar o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação na produtividade organizacional e pessoal. Demonstrar habilidades de comunicação eficiente e eficaz por meio de textos escritos, expressão oral, recursos visuais ou videoclipes.

Objetivos de Aprendizagem:
Desenvolver subsídios básicos para assessorar a organização nos relacionamentos internos e externos, empregando tecnologias de informação e comunicação; aprimorar a compreensão sobre mídias clássicas e mídias digitais, seu funcionamento e riscos. Analisar e aplicar tópicos essenciais para planejamento de estratégias de comunicação destinadas ao fortalecimento da imagem da organização, da perspectiva de seus valores e práticas, utilizando linguagem técnica e profissional, nas modalidades oral e escrita. Identificar articulações entre sociedade, cultura organizacional, imagem da empresa e identidade corporativa.

Ementa:
Fundamentos da comunicação: elementos, funções, níveis da linguagem; informação e comunicação: distinções e aplicações no contexto comunicativo da área de atuação do curso; fundamentos da semiologia e da Análise do Discurso voltados para a área de formação do curso; comunicação integrada, interna e externa do ambiente coorporativo; técnicas de comunicação oral para apresentação de trabalhos e entrevistas; planejamento de estratégias de relações com públicos de interesse na comunicação empresarial; ética, transparência e gestão da informação; estratégias para gestão de imagem; marcas de estilo aplicadas a textos da área empresarial, tais como: harmonia, concisão, objetividade e clareza; redação técnica aplicada a área de formação.

Metodologias Propostas:
Uso de metodologias ativas, aprendizagem baseada em problemas/projetos, gamificação, entre outras.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação formativa: exercícios para prática e produção oral e escrita ao longo do curso. Avaliação somativa: provas ou trabalhos em grupo. Avaliação das competências socioemocionais, tais como: trabalho em equipe, comunicação, criatividade, entre outras.

Bibliografia básica:
• BRUM, D. Comunicação assertiva: aprenda a arte de falar e influenciar. São Paulo: Literare Book International, 2021.192 p. ISBN 9786559221714.
• POLITO, R.; POLITO, R. Os segredos da boa comunicação no mundo corporativo. 1. ed. São Paulo: Benvirá, 2021. ISBN 9786558100164.
• TERRA, C.; DREYER, B. M.; RAPOSO, J. F. Comunicação organizacional: práticas, desafios e perspectivas digitais. São Paulo: Summus Editorial, 2021. ISBN 9786555490398.

Bibliografia complementar:
• NADÓLSKIS, H. Comunicação redacional atualizada. 13. ed. rev. e atual segundo as regras do acordo ortográfico. São Paulo: Saraiva, 2021. ISBN 9788502147362.
• TOMASI, C.; MEDEIROS, J. B. Comunicação empresarial. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2019. ISBN 9788597019179.

PROJETO INTEGRADOR I – 40 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Demonstrar atuação autônoma e colaborativa, bem como identificar e propor soluções, em atividades voltadas para elaboração e execução de projetos, produtos e protótipos, entre outras relacionadas a área de produção industrial. Empreender ações inovadoras, analisando tecnologias disponíveis, desempenho organizacional ou funcional do produto, na busca de propor, incrementar e promover transformações nos negócios e na sociedade.

Objetivos de Aprendizagem:
Prospectar e analisar demandas da sociedade que contribuam para a formação profissional e o arranjo produtivo local, selecionando técnicas e tecnologias, a fim de promover ações para o desenvolvimento de melhorias em produtos, processos e serviços. Definir objetivos e validar metas para a construção de plano de ações. Criar uma estrutura de gerenciamento do projeto, participando de reuniões com a equipe para definição de escopo e cronograma, além de realizar pesquisas e buscar orientações, validando e realizando controle para atendimento de prazos e administração do tempo para a apresentação dos resultados obtidos. Participar e desenvolver projeto integrado, com demais disciplinas, que envolvam ações de responsabilidade social, cidadania, cultura, ciência, tecnologia e inovação, promovendo interação transformadora junto aos diversos setores da sociedade.

Ementa:
Planejamento e desenvolvimento de projetos. Exemplos de ações integradas com a comunidade externa. Boas práticas no desenvolvimento de produtos, processos e serviços na área de gestão e produção industrial. Apresentação e divulgação dos resultados.

Metodologias Propostas:
Uso de metodologias ativas, aprendizagem baseada em problemas, entre outras, visando a participação em programas e/ou projetos de extensão junto aos diversos segmentos da sociedade que envolvam ações de responsabilidade social, cidadania, cultura, pesquisa aplicada, ciência, tecnologia e inovação.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliação de desempenho com rubrica. Autoavaliação, pesquisa aplicada, entre outros.

Bibliografia básica:
• BROWN, T. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. 1ª ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020. ISBN: 9788550814360.
• KEELING, R.; BRANCO, R.H.F. Gestão de projetos: uma abordagem global 4ª ed. São Paulo: Saraiva, 2018. ISBN: 9788553131631.
• CRAWFORD, M.; DI BENEDETTO, A. Gestão de novos produtos. 11ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. ISBN: 9788580555417.

Bibliografia complementar:
• ADAMD, J.L. Excelincia no desenvolvimento de produtos. 1ª ed. São Paulo: M. Books, 2014. ISBN: 9788576802365.
• CARPES JR., W.P. Introdução ao projeto de produtos. 1ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2014. ISBN: 9788582602393.

CÁLCULO PARA GESTÃO DA PRODUÇÃO – 80 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Resolver, interpretar e aplicar conceitos essenciais e técnicas de derivação, calculando e analisando a solução de problemas relacionados aos diversos ramos da gestão, administração e produção industrial. Resolver, interpretar e aplicar conceitos essenciais e técnicas de integração, calculando e analisando a solução de problemas relacionados aos diversos ramos da gestão, administração e produção industrial. Compreender e aplicar os conceitos desenvolvidos em matemática aplicada a gestão da produção, intensificando os estudos, ampliando a capacidade de raciocínio crítico e analítico na busca de soluções para problemas específicos.

Objetivos de Aprendizagem:
Resolver, interpretar e aplicar conceitos essenciais e técnicas de derivação, calculando e analisando a solução de problemas relacionados aos diversos ramos da gestão, administração e produção industrial. Resolver, interpretar e aplicar conceitos essenciais e técnicas de integração, calculando e analisando a solução de problemas relacionados aos diversos ramos da gestão, administração e produção industrial. Compreender e aplicar os conceitos desenvolvidos em matemática aplicada a gestão da produção, intensificando os estudos, ampliando a capacidade de raciocínio crítico e analítico na busca de soluções para problemas específicos.

Ementa:
Revisão de funções, gráficos e cálculo de limites. Valores extremos, crescimento e decrescimento de uma função. Derivada em um ponto. Interpretação geométrica da derivada. Aplicações da derivada. Técnicas de derivação. Problemas de máximos e mínimos. Funções exponenciais e logarítmicas. Integração e suas aplicações. Técnicas de integração. Exemplos práticos e cálculos aplicado a administração, gestão e produção.

Metodologias Propostas:
Uso de metodologias ativas, aprendizagem baseada em problemas/projetos, gamificação, entre outras.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliações formativas com feedback. Avaliação somativa. Avaliação de desempenho coerente com os objetivos de aprendizagem, autoavaliação, pesquisa aplicada, entre outros.

Bibliografia básica:
• LARSON, R. Cálculo aplicado: curso rápido. 9ª ed. São Paulo: Cengage, 2017. ISBN: 97885221250.
• STEWART, J.; CLEGG, D.; WATSON, S. Cálculo. 5ª.ed. Vol. 1. São Paulo: Cengage, 2021. ISBN: 9786555584011.
• MORETTIN, P.A; HAZZAN, S.; BUSSAB, W.O. Introdução ao cálculo para administração, economia e contabilidade. 2ª.ed. São Paulo: Saraiva, 2018. ISBN: 9788547221829.

Bibliografia complementar:
• GOLDSTEIN, L.J. et al. Matemática aplicada: economia, administração e contabilidade. 12ª.ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. ISBN: 9788540700949.
• CASTANHEIRA, N.P. Cálculo aplicado a gestão e aos negócios. 1ª.ed. Curitiba: InterSaberes, 2016. ISBN: 9788559721041.

ANÁLISE ECONÔMICA PARA GESTÃO DA PRODUÇÃO – 80 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Elaborar, avaliar e executar projetos de produtos, processos e serviços, em equipes multidisciplinares, com base em estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental. Pesquisar, prever e analisar a evolução de cenários produtivos, de competitividade e seus impactos, de forma a contribuir para que o negócio se mantenha perene no mercado. Desenvolver a visão sistêmica, identificando soluções, respeitando aspetos culturais, éticos, ambientais e sociais no âmbito local, regional e internacional.

Objetivos de Aprendizagem:
Reconhecer, interpretar e utilizar os princípios e conceitos da teoria econômica, analisando mercados competitivos e comparando com a real estrutura e situação de ponto de equilíbrio da empresarial. Analisar e julgar a estrutura de produção, de modo a possibilitar a compreensão de elementos determinantes da oferta e da demanda nos fatores econômicos, interpretando possíveis causas e consequências. Desenvolver e estabelecer uma visão de ferramentas adequadas de análise econômica, a fim de mensurar as atividades-chave de produção, reconhecendo o valor agregado ao produto/serviço de forma a defender um crescimento sustentável do negócio.

Ementa:
Teoria econômica: princípios, objetivos e conceitos. Abordagens da microeconomia e da macroeconomia. Ferramentas básicas da análise econômica. Lei da demanda e da oferta: elementos determinantes da oferta e da demanda. Análise do equilíbrio pelos gráficos de demanda e de oferta. Aplicação de controle de preços. Elasticidade da demanda e da oferta e suas aplicações. Mercado e produção: equilíbrio, teoria da empresa e estrutura. Teoria dos custos de produção em curto prazo e longo prazo. Determinação e análise gráfica do ponto de equilíbrio. Mensuração da atividade econômica. Inflação e índices de preços. Balanço de pagamentos. Crescimento e desenvolvimento econômico.

Metodologias Propostas:
Uso de metodologias ativas, aprendizagem baseada em problemas/projetos, gamificação, entre outras.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliações formativas com feedback. Avaliação somativa. Avaliação de desempenho coerente com os objetivos de aprendizagem, autoavaliação, pesquisa aplicada, entre outros.

Bibliografia básica:
• MATESCO, V.R. et al. Economia aplicada: empresas e negócios. 2a. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2017. ISBN: 9788522519941.
• GONCALVES, A.C.P. et al. Economia empresarial. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2018. ISBN: 9788522520893.
• NOGAMI, O. PASSOS, C.R.M. Princípios de economia. 7ª ed. São Paulo: Cengage, 2016. ISBN: 9788522124923.

Bibliografia complementar:
• VASCONCELLOS, M.A.S.; GARCIA, M.E. Fundamentos de economia. 7ª ed. São Paulo: Saraiva, 2023. ISBN: 9786587958095.
• GONCALVES, A.C.P. et al. Economia aplicada. 9ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011. ISBN: 9788522506613.

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO – 80 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Compreender as inter-relações dos sistemas de produção com o meio ambiente, utilizando adequadamente os recursos escassos e a correta destinação dos resíduos industriais, atentando-se à legislação vigente, à sustentabilidade e suas dimensões. Pesquisar, prever e analisar a evolução de cenários produtivos, de competitividade e seus impactos, de forma a contribuir para que o negócio se mantenha perene no mercado. Elaborar, gerenciar processos e apoiar projetos, identificando oportunidades e avaliando os riscos inerentes.

Objetivos de Aprendizagem:
Apresentar as características e aplicações de processos industriais, analisando tecnologias e conceitos essenciais, buscando promover integração e melhorias, bem como discutir sobre os riscos e impactos relacionados a esses processos. Reconhecer e identificar pessoas, tecnologias e recursos disponíveis, bem como a importância do projeto do produto, planejando sequência de processos produtivos e promovendo melhorias na área de produção industrial. Realizar a seleção adequada de processos para a fabricação do produto, analisando projeto e planejamento proposto, assim como elaborar ou melhorar procedimentos, técnicas ou instruções operacionais, considerando fatores técnicos, ambientais e econômicos.

Ementa:
Definição e tipos de processos de manufatura. Evolução e tendências dos sistemas de manufatura. Processos de produção e seus impactos ambientais: operações de processamento, máquinas-ferramentas, aplicações, vantagens e desvantagens. Noções de processos da indústria química. Processos de fundição. Processos de conformação. Processos de Soldagem. Metalurgia do pó. Processamento de polímeros e materiais cerâmicos. Processos convencionais e não convencionais de usinagem. Prototipagem rápida e impressoras 3D. Critérios de seleção econômica e análise para escolha de processos de fabricação.

Metodologias Propostas:
Uso de metodologias ativas, aprendizagem baseada em problemas/projetos, gamificação, entre outras.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliações formativas com feedback. Avaliação somativa. Avaliação de desempenho coerente com os objetivos de aprendizagem, autoavaliação, pesquisa aplicada, entre outros.

Bibliografia básica:
• GROOVER, M.P. Introdução aos processos de fabricação. 1ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014. ISBN: 9788521625193.
• GROOVER, M.P. Fundamentos da moderna manufatura. 5ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2017. ISBN: 9788521633884.
• DINIZ, A.E; MARCONDES, F.C; COPPINI, N.L. Tecnologia da usinagem dos materiais. 9ª ed. São Paulo: Artliber, 2014. ISBN: 9788587296016.

Bibliografia complementar:
• MARQUES, P. ALBERTIN, M.R.; PONTES, H.L.J. Gestão de processos e técnicas de produção enxuta. 1ª ed. Curitiba: InterSaberes, 2016. ISBN: 9788544303542.
• SANTOS, G.A. Tecnologias mecânicas: materiais, processos e manufatura avançada. 1ª ed. São Paulo: Érica, 2021. ISBN: 97885365336292365.

TEMPOS, MÉTODOS E LAYOUT – 80 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Elaborar, implementar e melhorar sistemas produtivos e processos, levando em consideração os limites e características dos recursos físicos e humanos, tecnologias disponíveis, bem como sua capacidade de produção. Identificar e distinguir os principais processos, ferramentas e equipamentos utilizados na produção industrial, buscando seu entendimento, analisando e controlando perdas potenciais, visando aumentar a produtividade. Planejar, compreender e analisar estudo de tempos e arranjos físicos, considerando a organização do trabalho e de processos, bem como os procedimentos utilizados no balanceamento de linhas de produção.

Objetivos de Aprendizagem:
Buscar solução de problemas com a utilização de ferramentas, técnicas, métodos e/ou adequações de instalações, a fim de operar sistemas e processos, acompanhando o ritmo de produção, dimensionando a necessidade de recursos, bem como a capacidade produtiva e a eficiência de processos por meio da seleção de indicadores de produtividade. Planejar, analisar e interpretar tecnologias, estudo de tempos e layouts, desenvolvendo melhorias na organização do trabalho, em métodos e processos, além de realizar técnicas de balanceamento de linhas de produção.

Ementa:
Conceitos de produção, produtividade, eficiência operacional. Sistema lean de produção e teoria das restrições: conceitos e princípios. Tipos de desperdícios. Ferramentas para análise, melhoria e padronização de processos: BPM, UML, IDEF, EPC, VSM, SMED, estudo de tempos e movimentos. Cronoanálise. Determinação de equipamentos, turnos de trabalho e capacidade produtiva. Indicadores de produção industrial. Avaliação de desempenho (KPIs) e dos índices de eficiência operacional. Técnicas de layout e balanceamento de linha de produção.

Metodologias Propostas:
Uso de metodologias ativas, aprendizagem baseada em problemas/projetos, gamificação, entre outras.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliações formativas com feedback. Avaliação somativa. Avaliação de desempenho coerente com os objetivos de aprendizagem, autoavaliação, pesquisa aplicada, entre outros.

Bibliografia básica:
• FRANCISCHINI, P.G.; FRANCISCHINI, A.S.N. Indicadores de desempenho: métodos para elaborar KPIs e obter resultados. 1ª ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017. ISBN: 9788550801728.
• CARDOSO. W. Engenharia de métodos e produtividade: a teoria na prática. 1a.ed. Ananindeua: Itacaiúnas, 2018. ISBN: 9788595350588.
• TALAMO, J.R. Engenharia de métodos: estudo de tempos e movimentos. 2a.ed. Curitiba: InterSaberes, 2022. ISBN: 9786555173352.
• Projeto Pedagógico do CST em Gestão da Produção Industrial.

Bibliografia complementar:
• WILDAUER, E.W. Mapeamento de processos: conceitos, técnicas e ferramentas. 1ª ed. Curitiba: InterSaberes, 2015. ISBN: 9788544303047.
• TADEU, C. Processos organizacionais e métodos: BPM e tecnologia da informação, metodologia DOMP, desafios da revolução 4.0. 5ª.ed. São Paulo: Atlas, 2021. ISBN: 9788597024036.

Metodologia de Pesquisa – 40 horas

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Realizar pesquisa e acompanhar os avanços científicos e tecnológicos, organizando-os e aplicando-os em demandas de interesse dos setores produtivos, de serviços e da sociedade. Demonstrar e assumir postura de permanente atualização profissional, com disposição para o aprendizado autônomo, identificando as necessidades de pesquisa, selecionando informações e dados em fontes confiáveis.

Objetivos de Aprendizagem:
Introduzir noções de métodos e técnicas científicas por meio de uma visão geral das várias formas de planejamento de pesquisa, a fim de fornecer instrumentos para elaboração estruturada de um projeto de pesquisa, redigindo e aprimorando, sob orientação, até a apresentação final na forma de relatório, resumo expandido, publicação em eventos da área ou pitch deck. Estabelecer procedimentos para coleta, organização, tratamento e interpretação de dados, demonstrando e validando os métodos de pesquisa empregados, possibilitando disseminar o conhecimento por meio da produção científica, apresentação documental ou divulgação a comunidade acadêmica.

Ementa:
Pesquisa: classificações e planejamento. Métodos de pesquisa científica: características, classificação e etapas da pesquisa. Estrutura do projeto de pesquisa: definição do tema, justificativa, formulação do problema, métodos de busca e construção de hipóteses. Objetivos geral e específicos; metodologia, revisão de literatura. Tipos de citações e referências bibliográficas. Método para produção do conhecimento: relatórios e boletins técnicos, resumos e publicação de artigos.

Metodologias Propostas:
Uso de metodologias ativas, aprendizagem baseada em problemas/projetos, gamificação, entre outras.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliações formativas com feedback. Avaliação somativa. Avaliação de desempenho coerente com os objetivos de aprendizagem, autoavaliação, pesquisa aplicada, entre outros.

Bibliografia básica:
• CAUCHICK-MIGUEL, P.A. Metodologia de pesquisa em engenharia de produção e gestão de operações. 3ª. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2018. ISBN: 9788535291346.
• CRESWELL, J.W., CRESWELL, J.D. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 5a. ed. São Paulo: Penso, 2021. ISBN: 9786581334185.
• PONCHIROLLI, O.; PONCHIROLLI, M. Métodos para a produção do conhecimento. 1a. ed. São Paulo: Atlas, 2011. ISBN: 9788522466337.

Bibliografia complementar:
• SANTOS, I. E. Manual de métodos e técnicas de pesquisa científica. 12ª ed. Editora: Impetus, 2016. ISBN: 9788576268871.
• SAMPIERI, R.H. Metodologia de pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Penso, 2013. ISBN: 9788565848282.

MECÂNICA APLICADA À PRODUÇÃO INDUSTRIAL – 40 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Realizar pesquisa e acompanhar os avanços científicos e tecnológicos, organizando-os e aplicando-os em demandas de interesse dos setores produtivos, de serviços e da sociedade. Atuar de forma autônoma na realização de atividades profissionais e na execução de projetos.

Objetivos de Aprendizagem:
Apresentar noções teóricas e práticas de princípios de mecânica aplicada aos processos de produção, reconhecendo nível de automação voltado aos sistemas de medição e controles industriais. Reconhecer, distinguir e aplicar princípios físicos das leis de conservação dos sistemas mecânicos, da dinâmica e dos sistemas oscilatórios aplicados nos processos produtivos.

Ementa:
Grandezas físicas: unidades, conversões, dimensões e vetores. Cinemática e dinâmica dos sólidos. Força e momento. Trabalho e energia cinética. Energia potencial e conservação de energia. Oscilações.

Metodologias Propostas:
Aula expositiva e dialogada. Atividades práticas. Aprendizagem baseada em problemas, projetos e desafios, entre outras metodologias ativas.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliações formativas com feedback. Exercícios práticos para análise e resolução de problemas. Autoavaliação, entre outros instrumentos de avaliação.

Bibliografia básica:
• HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de física: mecânica. 12ª ed. Vol. 1. Rio de Janeiro: LTC, 2023. ISBN: 978-8521637226.
• HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de física: gravitação, ondas e termodinâmica. 12ª ed. Vol. 2. Rio de Janeiro: LTC, 2023. ISBN: 9788521637233.
• FERRARO, N.G.; SOARES, P.T.; FOGO, R. Física básica. 4ª.ed. São Paulo: Saraiva, 2019. ISBN: 9788535717839.

Bibliografia complementar:
• TELLES, D.D.; MONGELLI NETTO, J. Física com aplicação tecnológica: mecânica. Vol. 1. São Paulo: Blücher, 2011. ISBN: 9788521205876.
• TELLES, D.D.; MONGELLI NETTO, J. Física com aplicação tecnológica: oscilações, ondas, fluidos e termodinâmica. Vol. 2. São Paulo: Blücher, 2013. ISBN: 9788521207559.

METROLOGIA INDUSTRIAL – 40 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Desenvolver e incorporar conceitos e técnicas da qualidade em sistemas de produção, tanto nos seus aspectos tecnológicos quanto organizacionais, arranjando e aprimorando produtos, processos e serviços, em equipes multidisciplinares, considerando procedimentos, métodos de controle e auditorias. Avaliar, monitorar desempenho e intervir na qualidade de sistemas e processos produtivos por meio da aplicação de técnicas de medição ou métodos de ensaio.

Objetivos de Aprendizagem:
Selecionar e utilizar instrumentos adequados de medição para obtenção de medidas, em peças ou componentes da produção industrial, analisando e julgando os resultados conforme desenho de conjunto ou requisitos do produto. Reconhecer, interpretar e calcular sistema de tolerâncias e ajustes, demostrando as principais aplicações e recomendações de acordo com regras e normas vigentes. Interpretar, desenvolver e realizar estudos de repetitividade e reprodutividade, analisando dados funcionais, bem como avaliar a capacidade e o desempenho de sistemas de medição.

Ementa:
Introdução e conceitos de metrologia e instrumentação básica. Instalações e equipamentos do laboratório de metrologia/controle de qualidade. Principais instrumentos de medição dimensional, blocos padrão, calibradores e verificadores utilizados na indústria. Sistema de tolerâncias dimensionais e geométricas. Conceitos e aplicação de ajustes e rugosidades. Análise dos sistemas de medição: repetibilidade e reprodutibilidade. Noções sobre análise de resultados do certificado de calibração e estimativas de incerteza de medição.

Metodologias Propostas:
Aula expositiva e dialogada. Atividades práticas. Aprendizagem baseada em problemas, projetos e desafios, entre outras metodologias ativas.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliações formativas com feedback. Avaliação somativa. Avaliação de desempenho coerente com os objetivos de aprendizagem, autoavaliação, pesquisa aplicada, entre outros.

Bibliografia básica:
• ARMANDO, A.; SOUSA, A.R. Fundamentos de metrologia científica e industrial. 2ª ed. São Paulo: Manole, 2018. ISBN: 9788520433751.
• SILVA NETO, J.C. Metrologia e controle dimensional: conceitos, normas e aplicações. 2ª.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018. ISBN: 9788535290387.
• TEIXEIRA FILHO, L.S. Metrologia: fundamentos, instrumentos e aplicações na indústria. 1ª.ed. São Paulo: Viena, 2016. ISBN: 9788537104750.

Bibliografia complementar:
• AGOSTINHO, O.L.; RODRIGUES, A.C.S.; LIRANI, J. Tolerâncias, desvios e análise de dimensões: princípios de engenharia de fabricação mecânica. 2ª.ed. São Paulo: Blücher, 2020. ISBN: 9788521217398.
• ABACKERLI, A.J. Metrologia para a qualidade. 1ª.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. ISBN: 9788535279429.

PROJETO INTEGRADOR II – 40 AULAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Demonstrar atuação autônoma e colaborativa, bem como identificar e propor soluções, em atividades voltadas para elaboração e execução de projetos, produtos e protótipos, entre outras relacionadas à área de produção industrial. Desenvolver uma visão empreendedora da vida, do negócio e da carreira profissional, demonstrando habilidades de comunicação assertiva, pro atividade e liderança.

Objetivos de Aprendizagem:
Prospectar e analisar demandas da sociedade que contribuam para a formação profissional e o arranjo produtivo local, selecionando técnicas e tecnologias, a fim de promover ações para o desenvolvimento de melhorias em produtos, processos e serviços. Definir objetivos e validar metas para a construção de plano de ações. Criar uma estrutura de gerenciamento do projeto, participando de reuniões com a equipe para definição de escopo e cronograma, além de realizar pesquisas e buscar orientações, validando e realizando controle para atendimento de prazos e administração do tempo para a apresentação dos resultados obtidos. Participar e desenvolver projeto integrado, com demais disciplinas, que envolvam ações de responsabilidade social, cidadania, cultura, ciência, tecnologia e inovação, promovendo interação transformadora junto aos diversos setores da sociedade.

Ementa:
Análise de viabilidade técnica, econômica, ambiental e operacional em projetos interdisciplinares. Ética e responsabilidade social em projetos colaborativos. Articulação com outras instituições de ensino, segmentos da sociedade e/ou mundo do trabalho para desenvolvimento de programas e/ou projetos. Apresentação e divulgação dos resultados.

Metodologias Propostas:
Uso de metodologias ativas, aprendizagem baseada em problemas, entre outras, visando a participação em programas e/ou projetos de extensão junto aos diversos segmentos da sociedade que envolvam ações de responsabilidade social, cidadania, cultura, pesquisa aplicada, ciência, tecnologia e inovação.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliação de desempenho com rubrica. Autoavaliação, pesquisa aplicada, entre outros.

Bibliografia básica:
• BROWN, T. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. 1ª ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020. ISBN: 9788550814360.
• KEELING, R.; BRANCO, R.H.F. Gestão de projetos: uma abordagem global 4ª ed. São Paulo: Saraiva, 2018. ISBN: 9788553131631.
• CRAWFORD, M.; DI BENEDETTO, A. Gestão de novos produtos. 11ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. ISBN: 9788580555417.

Bibliografia complementar:
• ADAMD, J.L. Excelência no desenvolvimento de produtos. 1ª ed. São Paulo: M. Books, 2014. ISBN: 9788576802365.
• CARPES JR., W.P. Introdução ao projeto de produtos. 1ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2014. ISBN: 9788582602393.

ESTATÍSTICA APLICADA À PRODUÇÃO INDUSTRIAL – 80 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Identificar, compreender os fundamentos e aplicar métodos estatísticos ou probabilísticos utilizados na área da produção industrial. Utilizar ferramentas matemáticas, estatísticas e analíticas para modelar, analisar e avaliar sistemas de produção, auxiliando no processo de tomada de decisões. Evidenciar o uso de pensamento crítico em situações adversas.

Objetivos de Aprendizagem:
Identificar e aplicar conceitos de estatística necessários para a descrição, organização e análise de dados, a fim de apoiar o processo de tomada de decisão nas atividades de gestão e produção industrial. Reconhecer técnicas para a coleta, organização e apresentação visual de dados, desenvolvendo formas de integração dessas técnicas aos métodos de análise e solução de problemas. Apresentar o papel dos métodos estatísticos e probabilísticos aplicados ao gerenciamento e controle da produção, incentivando raciocínio logico, na busca de solução de problemas ou melhorias de processos organizacionais que fazem o uso desses métodos como ferramenta de trabalho no seu dia a dia.

Ementa:
Visão geral da estatística. Análise exploratória de dados. Gráficos de controle e apresentação de dados qualitativos e quantitativos. Estatística descritiva. Conceitos básicos de probabilidade e contagem. Variáveis aleatórias e distribuições de probabilidade. Intervalos de confiança. Teste de hipóteses. Correlação e regressão linear simples. Análise de séries temporais. Métodos estatísticos aplicados à gestão da qualidade, administração e controle de produção.

Metodologias Propostas:
Uso de metodologias ativas, aprendizagem baseada em problemas/projetos, gamificação, entre outras.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliação de desempenho com rubrica. Autoavaliação, pesquisa aplicada, entre outros.

Bibliografia básica:
• LARSON, R. Estatística aplicada: retratando o mundo. 8ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2023. ISBN: 9788582606131.
• MORETTIN, P.A.; SINGER, J.M. Estatística e ciência de dados. 1ª.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2023. ISBN: 9788521638162.
• MONTGOMERY, D.C. Estatística aplicada e probabilidade para engenheiros. 7ª.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2021. ISBN: 9788521637332.

Bibliografia complementar:
• SHARPE, N.R.; DE VEAUX, R.D.; VELLEMAN, P.F. Estatística aplicada. 1ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2011. ISBN: 978-8577808601.
• LEVINE, D.M. et al. Estatística: teoria e aplicações. 7ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. ISBN: 9788521630678.

GESTÃO DA QUALIDADE – 80 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Reconhecer, selecionar e diferenciar sistemas de gestão da qualidade, bem como promover sua implantação, manutenção e melhoria contínua desses sistemas, atendendo à legislação e normas vigentes. Desenvolver e incorporar conceitos e técnicas da qualidade em sistemas de produção, tanto nos seus aspectos tecnológicos quanto organizacionais, arranjando e aprimorando produtos, processos e serviços, em equipes multidisciplinares, considerando procedimentos, métodos de controle e auditorias. Desenvolver comunicação interpessoal, compreensão e interpretação em situações que envolvam expressão de ideias, negociação, análise e elaboração de documentos na área de atuação profissional.

Objetivos de Aprendizagem:
Perceber a visão sistêmica e abrangente da área da qualidade, bem como suas interfaces e ferramentas de gestão, identificando e interpretando conceitos essenciais da evolução da qualidade, etapas de implantação e técnicas de gerenciamento em sistemas da qualidade e processos industriais. Pesquisar normas e diretrizes, bem como revisar procedimentos e manuais, a fim de conceber ou implementar auditoria interna e externa em processos, produtos, serviços ou sistema da qualidade em uma organização. Definir e validar metas para a construção de indicadores de produção e qualidade, realizando ações para redução de custos e melhoria de resultados em processos, produtos e serviços.

Ementa:
Evolução e tendências da gestão da qualidade. Importância da gestão da qualidade e produtividade. Conceito de controle de processo: definição e controle. Ciclo PDCA e padronização. Tratamento de não conformidades. Ferramentas da qualidade. Programas de melhorias da qualidade. Gestão da qualidade total. Normas para sistemas de gestão da qualidade. Conceitos, procedimentos e aplicações de auditorias em sistemas de gestão da qualidade.

Metodologias Propostas:
Aulas expositiva e dialogada. Aprendizagem baseada em problemas, projetos e desafios. Uso de metodologias ativas, entre outras.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliações formativas. Atividades individuais ou em grupo. Seminários. Exercícios práticos. Pesquisa aplicada. Análise de estudos de caso. Autoavaliação, entre outros.

Bibliografia básica:
• OLIVEIRA, A.L.; TSAN HU, O.R. Gerenciamento do ciclo da qualidade. 1ª ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018. ISBN: 9788550802053.
• VIEIRA FILHO, G. Gestão da qualidade total: uma abordagem prática. 6ª ed. Campinas: Alínea Editora, 2019. ISBN: 9788575168387.
• OLIVEIRA, O.J. Curso básico de gestão da qualidade. 1ª ed. São Paulo: Cengage, 2015. ISBN: 9788522116584.

Bibliografia complementar:
• ALBERTIN, M.; GUERTZENSTEIN, V. Planejamento avançado da qualidade: sistemas de gestão, técnicas e ferramentas. 1ª ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018. ISBN: 9788550802275.
• CAMPOS, V.F. TQC: controle da qualidade total. 9ª ed. Nova Lima: Falconi Editora, 2014. ISBN: 9788598254685.

PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS – 80 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Demonstrar atuação autônoma e colaborativa, bem como identificar e propor soluções, em atividades voltadas para elaboração e execução de projetos, produtos e protótipos, entre outras relacionadas à área de produção industrial. Elaborar, avaliar e executar projetos de produtos, processos e serviços, em equipes multidisciplinares, com base em estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental. Utilizar indicadores de desempenho, sistemas de custeio, bem como avaliar a viabilidade técnica e econômica no desenvolvimento de produtos.

Objetivos de Aprendizagem:
Prospectar e analisar demandas da sociedade que contribuam para a formação profissional e o arranjo produtivo local, selecionando técnicas e tecnologias, a fim de promover ações para o desenvolvimento de melhorias em áreas produtos, processos e serviços. Definir objetivos e validar metas para a construção de plano de ações, buscando a melhoria de processos, produtos e serviços. Participar e desenvolver projeto integrado com demais disciplinas que envolvam ações de responsabilidade social, cidadania, cultura, ciência, tecnologia e inovação, promovendo interação com a sociedade por meio da troca e construção do de conhecimentos.

Ementa:
Conceitos, abordagens e tendências no processo de desenvolvimento de produtos. Planejamento estratégico de produtos e do projeto. Projeto conceitual e detalhado de produtos e processos. Atividades do processo do desenvolvimento do produto: estrutura, produtos, processos e operações. Controle, melhoria e análise de desempenho do processo. Técnica de produção mais limpa. Análise do ciclo de vida do produto. Produtos sustentáveis. Formalização e documentação do projeto e processo de desenvolvimento do produto.

Metodologias Propostas:
Uso de metodologias ativas, aprendizagem baseada em problemas, entre outras, visando a participação em programas e/ou projetos de extensão junto aos diversos segmentos da sociedade que envolvam ações de responsabilidade social, pesquisa aplicada, ciência, tecnologia e inovação.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliação de desempenho com rubrica. Autoavaliação, pesquisa aplicada, entre outros.

Bibliografia básica:
• ALVES FILHO, A.; MEIRA JR., A.D.; WALBER, M. Desenvolvimento de produtos utilizando simulação virtual. 1ª ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2022. ISBN: 9786555206494.
• BROWN, T. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. 1ª ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020. ISBN: 9788550814360.
• ADAMD, J.L. Excelência no desenvolvimento de produtos. 1ª ed. São Paulo: M. Books, 2014. ISBN: 9788576802365.

Bibliografia complementar:
• GIDO, J.; CLEMENTS, J.; BAKER, R. Gestão de projetos. 3ª ed. São Paulo: Cengage, 2018. ISBN: 9788522128013.
• SILVA, E. Gestão da qualidade no desenvolvimento do produto e do processo. 1ª.ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2018. ISBN: 9788539905621.

ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO – 80 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Elaborar, implementar e melhorar sistemas produtivos e processos, levando em consideração os limites e características dos recursos físicos, humanos e tecnologias disponíveis na produção industrial. Integrar e dimensionar recursos físicos, humanos e econômicos a fim de produzir com eficiência e eficácia, considerando as possibilidades de melhorias contínuas. Valorizar e aplicar conceitos de ergonomia, saúde e segurança do trabalho, meio ambiente e acessibilidade, atendendo à legislação e normas vigentes.

Objetivos de Aprendizagem:
Participar de equipes multidisciplinares no desenvolvimento de mapa de riscos e especificações técnicas de segurança para processos e serviços, em conformidade com regras e normas pertinentes, apresentando também soluções para mitigar exposição ou eliminar condições insalubres, atos inseguros e áreas de risco. Propor implementação em processos e equipamentos de segurança por meio da elaboração de instrução operacional, métodos e planos de segurança do trabalho, considerando o desenvolvimento da atividade laboral, fatores humanos, normas e legislação vigentes da área. Participar de programas de prevenção e elaborar planos de saúde e segurança no trabalho, aplicando técnicas de ergonomia para o desenvolvimento de projetos e/ou melhorias em postos de trabalho dos sistemas produtivos.

Ementa:
Introdução e conceitos sobre ergonomia e segurança no trabalho. Legislação e normas regulamentadoras aplicáveis à ergonomia, segurança e saúde no trabalho. Ergonomia e fatores humanos. Análise ergonômica do trabalho. Ergonomia e acessibilidade no ambiente de trabalho. Ergonomia do produto. Gerenciamento de riscos ocupacionais. Segurança do trabalho na operação de máquinas e equipamentos. Sinalização de segurança. Insalubridade e periculosidade. Gestão de saúde e segurança no trabalho. Doenças relacionadas ao trabalho.

Metodologias Propostas:
Uso de metodologias ativas, aprendizagem baseada em problemas/projetos, gamificação, entre outras.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliações formativas com feedback. Avaliação somativa. Avaliação de desempenho coerente com os objetivos de aprendizagem, autoavaliação, pesquisa aplicada, entre outros.

Bibliografia básica:
• IIDA, I.; BUARQUE, L. Ergonomia: projeto e produção. 3a. ed. São Paulo: Blücher, 2016. ISBN: 9788521209331.
• CORREA, V.M.; BOLETTI, R.R. Ergonomia: fundamentos e aplicações. 1a. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. ISBN: 9788582603147.
• MATTOS, U.A.O.; MASCULO, F.S. Higiene e Segurança do Trabalho. 2a. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2019. ISBN: 9788535291766.

Bibliografia complementar:
• ROHM, D.G.; TIRELLI, M.A. Higiene e segurança do trabalho. 1ª ed. São Carlos: Rima, 2022. ISBN: 9786555206142.
• MASCULO, F.S.; VIDAL, M.C. Ergonomia: trabalho adequado e eficiente. 1a. ed. Rio de Janeiro: Elsevier: ABEPRO, 2011. ISBN: 9788535238020.

GERENCIAMENTO DE PROJETOS – 40 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Elaborar, avaliar e executar projetos de produtos, processos e serviços, em equipes multidisciplinares, com base em estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental. Elaborar, gerenciar processos e apoiar projetos, identificando oportunidades e avaliando os riscos inerentes.

Objetivos de Aprendizagem:
Identificar e selecionar sistemas e suas interligações, gerenciando pessoas, recursos e custos, bem como antecipando e controlando riscos, no desenvolvimento de projetos na área de gestão ou produção industrial. Gerenciar recursos, prazos e atividades sobre as estruturas formais e informais dentro de uma organização, valorizando a capacidade de realização, a flexibilidade, o senso crítico e o trabalho em equipe. Reconhecer compreender e distinguir metodologias usadas na gestão de projetos, identificando conceitos e trabalhando em equipes, a fim de desenvolver habilidades para aplicar ferramentas, tecnologias e softwares na elaboração, análise, execução e acompanhamento de projetos.

Ementa:
Gestão de projetos: conceitos, evolução e tendências. Boas práticas e ferramentas tecnológicas voltadas à gestão de projetos. Gestão da integração: início, meio e fim. Identificando e selecionando projetos. Desenvolvendo propostas de projetos. Planejamento, execução e controle do projeto. Determinando custos, orçamentos e valor agregado. Encerramento, comunicação e documentação do projeto.

Metodologias Propostas:
Uso de metodologias ativas, aprendizagem baseada em problemas/projetos, gamificação, entre outras.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliações formativas com feedback. Avaliação somativa. Avaliação de desempenho coerente com os objetivos de aprendizagem, autoavaliação, pesquisa aplicada, entre outros.

Bibliografia básica:
• CARVALHO, M.M. Fundamentos em gestão de projetos: construindo competências para gerenciar projetos. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2019. ISBN: 9788597018615.
• GIDO, J., CLEMENTS, J.; BAKER, R. Gestão de projetos. 7ª ed. São Paulo: Cengage, 2018 ISBN:9788522128013.
• MAXIMIANO, A.C.A.; VERONEZE, F. Gestão de projetos: preditiva, ágil e estratégica. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2016. ISBN: 9786559770830.

Bibliografia complementar:
• CAMARGO, R. Gestão ágil de projetos. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2019. ISBN: 9788553131877.
• FINOCCHIO JR., J. Project model canvas. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2020. ISBN:9788571440838.

INGLÊS I – 40 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Valorizar a comunicação em língua estrangeira, particularmente nas atividades relacionadas à área de gestão e produção industrial. Demonstrar habilidades de comunicação, na língua materna e língua estrangeira, por meio de textos escritos, expressão oral e recursos audiovisuais.

Objetivos de Aprendizagem:
Reconhecer e fornecer informações pessoais e do dia a dia, descrevendo sobre locais, datas e horários. Compreender, interpretar e produzir instruções de comando essenciais, preenchendo formulários específicos, bem como a produção de textos, mensagens, relatórios, cartas ou e-mails. Perguntar e fornecer informações sobre rotina pessoal e de trabalho, apresentando-se e cumprimentando-se, identificando aspectos socioculturais e interculturais dos envolvidos.

Ementa:
Introdução às funções comunicativas da língua inglesa, de modo a desenvolver a compreensão e produção oral e escrita, com uso de estruturas léxico-gramaticais simples, abordando aspectos socioculturais, nos contextos pessoal, acadêmico, e na área de formação profissional.

Metodologias Propostas:
Aulas expositivas e dialogadas. Apresentações orais. Dramatização (role-play), gamificação, atividades em pares/grupos, entre outras.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação formativa: exercícios para prática e produção oral e escrita; avaliação somativa: provas ou trabalhos individuais ou em grupo, que avaliem tanto a escrita e leitura, quanto a oralidade e compreensão auditiva, entre outros.

Bibliografia básica:
• HUGES, J. et al. Business result elementary: student’s book with online practice. 2nd edition. New York: Oxford University Press, 2017. ISBN 9780194738668.
• O’KEEFFE, M. et al. Business partner A1: coursebook with digital resources. São Paulo: Pearson Universidades, 2020. ISBN 9781292233512.
• OXENDEN, C.; LATHAM-KOENIG, C. American english file 1: student’s book Pk with online practice. 3rd edition. New York: Oxford University Press, 2019. ISBN 9780194906166.

Bibliografia complementar:
• CARTER, R.; NUNAN, D. Teaching english to speakers of other languages. Cambridge: Cambridge University Press, 2015. ISBN 9781138824676.
• POWELL, M. et al. In Company 3.0: elementary. 3rd edition. São Paulo: Macmillan do Brasil, 2015. ISBN 9780230455009.

PROJETO INTEGRADOR III – 40 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Demonstrar atuação autônoma e colaborativa, bem como identificar e propor soluções, em atividades voltadas para elaboração e execução de projetos, produtos e protótipos, entre outras relacionadas à área de produção industrial. Desenvolver uma visão empreendedora da vida, do negócio e da carreira profissional, demonstrando habilidades de comunicação assertiva, pro atividade e liderança.

Objetivos de Aprendizagem:
Prospectar e analisar demandas da sociedade que contribuam para a formação profissional e o arranjo produtivo local, selecionando técnicas e tecnologias, a fim de promover ações para o desenvolvimento de melhorias em produtos, processos e serviços. Definir objetivos e validar metas para a construção de plano de ações. Criar uma estrutura de gerenciamento do projeto, participando de reuniões com a equipe para definição de escopo e cronograma, além de realizar pesquisas e buscar orientações, validando e realizando controle para atendimento de prazos e administração do tempo para a apresentação dos resultados obtidos. Participar e desenvolver projeto integrado, com demais disciplinas, que envolvam ações de responsabilidade social, cidadania, cultura, ciência, tecnologia e inovação, promovendo interação transformadora junto aos diversos setores da sociedade.

Ementa:
Métodos de gerenciamento de projetos tradicionais e ágeis que visam gerar impacto e transformação social. Análise estratégica, tática e operacional em gestão de novos produtos, cursos, oficinas, eventos e prestação de serviços. Apresentação e divulgação dos resultados.

Metodologias Propostas:
Uso de metodologias ativas, aprendizagem baseada em problemas, entre outras, visando a participação em programas e/ou projetos de extensão junto aos diversos segmentos da sociedade que envolvam ações de responsabilidade social, cidadania, cultura, pesquisa aplicada, ciência, tecnologia e inovação.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliação de desempenho com rubrica. Autoavaliação, pesquisa aplicada, entre outros.

Bibliografia básica:
• BROWN, T. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. 1ª ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020. ISBN: 9788550814360.
• KEELING, R.; BRANCO, R.H.F. Gestão de projetos: uma abordagem global 4ª ed. São Paulo: Saraiva, 2018. ISBN: 9788553131631.
• CRAWFORD, M.; DI BENEDETTO, A. Gestão de novos produtos. 11ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. ISBN: 9788580555417.

Bibliografia complementar:
• ADAMD, J.L. Excelência no desenvolvimento de produtos. 1ª ed. São Paulo: M. Books, 2014. ISBN: 9788576802365.
• CARPES JR., W.P. Introdução ao projeto de produtos. 1ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2014. ISBN: 9788582602393.

INTRODUÇÃO À PESQUISA OPERACIONAL – 40 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Utilizar ferramentas matemáticas, estatísticas e analíticas para modelar, analisar e avaliar sistemas de produção, auxiliando no processo de tomada de decisões. Demonstrar capacidade de resolver problemas complexos e tomada de decisões com base em dados.

Objetivos de Aprendizagem:
Apresentar e dar exemplos de conceitos, princípios e práticas da pesquisa operacional, desenvolvendo análise crítica para tomada de decisão por meio do uso de modelos determinísticos, estocásticos e outras técnicas. Aplicação de softwares específicos para solução de problemas de pesquisa operacional em áreas de gestão e produção industrial.

Ementa:
Introdução ao estudo da pesquisa operacional. Introdução à modelagem com uso de planilhas eletrônicas. O processo de modelagem de problemas. Modelos matemáticos de otimização. Modelos de programação linear. Resolução de modelos de programação linear: método gráfico, métodos algébricos, dualidade e análise de sensibilidade.

Metodologias Propostas:
Aulas expositivas e dialogadas, contemplando atividades práticas. Uso de metodologias ativas: sala de aula invertida, rotação por estações, aprendizagem baseada em problemas, projetos, desafios, entre outras.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliações formativas com feedback. Avaliação somativa. Avaliação de desempenho coerente com os objetivos de aprendizagem, autoavaliação, pesquisa aplicada, entre outros.

Bibliografia básica:
• COLIN, E. C. Pesquisa operacional: 170 aplicações em estratégia, finanças, logística, produção, marketing e vendas. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2018. ISBN: 9788597014358.
• LACHTERMACHER, G. Pesquisa operacional na tomada de decisões: modelagem em Excel. 5ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. ISBN: 9788521630319.
• BARBOSA, M.A; ZANARDINI, R.A.D. Iniciação à pesquisa operacional no ambiente de gestão. 3ª ed. Curitiba: InterSaberes, 2015. ISBN: 9788544302187.

Bibliografia complementar:
• SILVA, E.M. et al. Pesquisa operacional. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2017. ISBN: 9788597013498.
• MOREIRA, D. Pesquisa operacional: curso introdutório. 2ª ed. São Paulo: Cengage, 2010. ISBN: 9788522110513.

GESTÃO DE PESSOAS E CULTURA ORGANIZACIONAL – 80 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Empreender ações inovadoras, analisando tecnologias disponíveis, desempenho organizacional ou funcional do produto, na busca de propor, incrementar e promover transformações nos negócios e na sociedade. Administrar conflitos, estabelecer relações e propor um ambiente colaborativo, incentivando o trabalho em equipe. Desenvolver comunicação interpessoal, compreensão e interpretação em situações que envolvam expressão de ideias, negociação, análise e elaboração de documentos na área de atuação profissional.

Objetivos de Aprendizagem:
Apresentar e discutir conceitos e situações relacionadas a cultura organizacional, desenvolvendo a capacidade de liderar e ser liderado, com senso crítico, praticando o feedback e a avaliação 360 graus no desempenho do pessoal. Capacitar equipes de trabalho para adoção de práticas e comportamentos que contribuam para a motivação e o desenvolvimento da gestão de pessoas, verificando a necessidade e eficácia de treinamento, valorizando atitudes pela busca da excelência no relacionamento, seja por meio do diálogo, técnicas de negociação ou soluções de conflitos. Mapear e redefinir equipe, participando da definição e seleção do perfil profissional, utilizando-se de pré-requisitos e competências essenciais para desenvolvimento de cargo ou função, considerando a realidade organizacional.

Ementa:
Importância e desafios da gestão de pessoas no contexto contemporâneo. Gestão estratégica de pessoas: contribuições para resultados organizacionais. Dinâmica do mercado de trabalho. Protagonismo, propósito e valorização das pessoas no trabalho. Gestão de carreiras pela organização. Desenvolvimento de pessoas: treinamento e capacitação. Processo de avaliação no desenvolvimento de pessoas. Gestão de equipes de trabalho: liderança, comunicação e negociação. Administração de conflitos e inteligência emocional. Recrutamento e seleção: técnicas de seleção. Diversidade nas organizações. Percepção e tomada de decisão nas atividades do trabalho. Motivação: dos conceitos às aplicações. Gestão do clima organizacional e satisfação das pessoas. Cultura e mudança organizacional.

Metodologias Propostas:
Uso de metodologias ativas, aprendizagem baseada em problemas/projetos, gamificação, entre outras.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliação de desempenho com rubrica. Autoavaliação, pesquisa aplicada, entre outros.

Bibliografia básica:
• CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2020. ISBN: 9788597023695.
• DUTRA, J.S.; DUTRA, T.A.; DUTRA, G.A. Gestão de pessoas: realidade atual e desafios futuros. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2017. ISBN: 9788597012989.
• MADRUGA, R. Gestão de pessoas e cultura organizacional. 1ª.ed. São Paulo: Atlas, 2021. ISBN: 9786559770106.

Bibliografia complementar:
• ROBBINS, S.P.; JUDGE, T.A. Fundamentos do comportamento organizacional. 12ª ed. São Paulo: Pearson, 2014. ISBN: 9788543013770.
• MASCARENHAS, A. O. Gestão estratégica de pessoas: evolução, teoria e crítica. 1ª ed. São Paulo: Cengage, 2008. ISBN: 9788522104987.

LOGÍSTICA E GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS – 80 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Identificar, compreender e intervir na logística empresarial, considerando a redução de custos do ponto de vista do nível de serviço e agregação de valor ao produto. Desenvolver, participar e apoiar a gestão da cadeia de suprimentos, buscando a integração entre os processos e identificando sua relevância para o negócio. Desenvolver a visão sistêmica, identificando soluções, respeitando aspetos culturais, éticos, ambientais e sociais no âmbito local, regional e internacional.

Objetivos de Aprendizagem:
Compreender e identificar conceitos essenciais de logística, atendimento e nível de serviço da cadeia de suprimentos, reconhecendo as fases de evolução e desafios na gestão da cadeia de suprimentos. Reconhecer e analisar atividades práticas e estratégicas relacionadas a cadeia de suprimentos, bem como armazenamento de materiais, embalagem, movimentação de materiais, distribuição e transporte, identificando aplicações no contexto geral das organizações, controlando prazos e projetos logísticos. Elaborar, estabelecer e julgar estrutura de armazenagem, tipos de transportes e recebimento de materiais, determinando ações práticas de logística reversa e sustentabilidade.

Ementa:
Introdução, definições e atividades de logística empresarial. Cadeia de abastecimento integrada. Níveis de planejamento e análise de custos logísticos. Canais de distribuição. Atendimento ao cliente e nível de serviço logístico. Sistema de transportes: fundamentos e decisões. Sistema de estocagem e manuseio de materiais. Distribuição Física: conceitos e condicionantes. Medida e avaliação de desempenho logístico. Projeto, planejamento e operação do sistema logístico: estratégias e localização. Estratégia, organização, controle e desempenho da cadeia de suprimentos.

Metodologias Propostas:
Uso de metodologias ativas, aprendizagem baseada em problemas/projetos, gamificação, entre outras.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliação de desempenho com rubrica. Autoavaliação, pesquisa aplicada, entre outros.

Bibliografia básica:
• NOVAES, A.G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição: estratégia, operação e avaliação. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2021. ISBN: 9788595157163.
• CHOPRA, S.; MEINDL, P. Gestão da cadeia de suprimentos: estratégia, planejamento e operação. 6ª.ed. São Paulo: Pearson, 2015. ISBN: 9788543004747.
• BOWERSOX, D.J. et al. Gestão logística da cadeia de suprimentos. 4ª. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014. ISBN: 978-8580553178.

Bibliografia complementar:
• CHRISTOPHER, M. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos. 5ª ed. São Paulo: Cengage, 2018. ISBN: 9788522127313.
• BALLOU, R.H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. 5ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. ISBN: 9788536305912.

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO – 80 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Identificar e comparar os diversos tipos de sistemas de produção, bem como compreender as principais atividades e métodos desenvolvidos no planejamento e controle da produção. Analisar o uso e aplicar tecnologias de informação e comunicação, considerando suas técnicas e métodos para monitoramento da gestão e planejamento e controle da produção. Administrar conflitos, estabelecer relações e propor um ambiente colaborativo, incentivando o trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem:
Estabelecer, implementar e revisar plano mestre de produção, analisando demandas de produtos, capacidade produtiva e recursos necessários, assim como buscar validação junto a setores estratégicos da organização. Apresentar uma visão abrangente e conceitos essenciais dos tipos de sistemas de produção, agrupando pedidos, programando a produção e comparando aplicações, além de compreender a função estratégica envolvida no planejamento, programação e controle de produção aliada aos sistemas de informação. Apresentar conceitos, elementos, metodologias e lógica de funcionamento das principais filosofias e previsões utilizados na análise, controle e operacionalização de processos produtivos, explorando aplicações atuais desses conceitos em empresas de manufatura de produtos e de serviços.

Ementa:
Contextualização estratégica do planejamento e controle da produção. Sistemas de produção: conceitos, classificações e aplicações. Avaliação da demanda: técnicas de previsão e plano de vendas. Planejamento mestre da produção. Planejamento e cálculo da necessidade de materiais. Planejamento dos recursos de manufatura. Planejamento de capacidade dos recursos produtivos. Sistemas de coordenação de pedidos de compras e de produção. Programação e sequenciamento da produção: sistema kanban. Técnica just in time no controle de estoques.

Metodologias Propostas:
Uso de metodologias ativas, aprendizagem baseada em problemas/projetos, gamificação, entre outras.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliação de desempenho com rubrica. Autoavaliação, pesquisa aplicada, entre outros.

Bibliografia básica:
• CORREA, H.L.; GIANESI, I.G.N.; CAON, M. Planejamento, programação e controle da produção: conceitos, uso e implantação. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2019. ISBN: 9788597018356.
• TUBINO, D.F. Planejamento e controle da produção: teoria e prática. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2017. ISBN: 9788597013054.
• LAGE JR., M. Planejamento e controle da produção: teoria e prática. 1ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2019. ISBN: 978852163628.

Bibliografia complementar:
• CORREA, H.L.; CORREA, C.A. Administração de produção e operações: manufatura e serviços. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2017. ISBN: 9788597012385.
• GUERRINI, F. M.; BELHOT, R. V.; AZZOLINI JR., W. Planejamento e controle da produção: projeto e operações de sistema. 1ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. ISBN: 9788535268072.

SISTEMAS ELETROELETRÔNICOS – 80 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Demonstrar atuação autônoma e colaborativa, bem como identificar e propor soluções, em atividades voltadas para elaboração e execução de projetos, produtos e protótipos, entre outras relacionadas à área de produção industrial. Atuar de forma autônoma na realização de atividades profissionais e na execução de projetos.

Objetivos de Aprendizagem:
Conhecer os princípios elétricos e sua aplicação na tecnologia de circuitos, reconhecendo técnicas e sistemas eletroeletrônicos na área de gestão da produção industrial. Reconhecer os princípios e as leis que comandam o funcionamento dos circuitos eletroeletrônicos, identificando características de componentes e instrumentos de medição empregados na área de gestão da produção industrial.

Ementa:
Corrente e Tensão: tensões relativas e absolutas, autoindutância e indutância mútua. Resistência e resistores e circuitos com resistores. Leis e teoremas dos circuitos e associações elétricas. Geradores e receptores elétricos. Baterias e células de combustível. Instrumentos de medida analógicos e digitais. Instrumentos virtuais de testes e medidas. Tensão alternada senoidal. Capacitores em sistemas de corrente contínua e alternada. Circuitos RC série e paralelo. Indutores em corrente contínua e alternada. Circuitos RL série e paralelo. Sistemas de geração em corrente alternada, sistemas trifásicos. Padrão GTD: Geração-Transmissão-Distribuição. Aterramento elétrico e sistemas de proteção contra descargas atmosféricas. Desenvolvimento de projetos integrados.

Metodologias Propostas:
Aula expositiva e dialogada. Metodologias ativas (aprendizagem baseada em problemas/projetos), entre outras.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliações formativas com feedback. Avaliação somativa. Avaliação de desempenho coerente com os objetivos de aprendizagem, autoavaliação, pesquisa aplicada, entre outros.

Bibliografia básica:
• CRUA, E.C.A. Circuitos elétricos: análise em corrente contínua e alternada. São Paulo: Erica, 2013. ISBN: 9788536506531.
• ALEXANDER, C.K. Fundamentos de circuitos elétricos. Porto Alegre: AMGH, 2013. ISBN: 9788580551723.
• BOYLESTAD, R. L. Dispositivos eletrônicos e teoria de circuitos. São Paulo: Pearson, 2013. ISBN: 9788564574212.

Bibliografia complementar:
• NILSSON, J.W. Circuitos elétricos. São Paulo: Pearson, 2015. ISBN: 978-8543004785.
• SVOBODA, J.A. Introdução aos circuitos elétricos. Rio de Janeiro: LTC, 2016. ISBN: 9788521630760.

GERENCIAMENTO DE MANUTENÇÃO – 40 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Conhecer o processo de gerenciamento de manutenção industrial, aplicando suas técnicas e participando da elaboração de métodos e procedimentos operacionais. Atuar de forma autônoma e colaborativa na realização de atividades profissionais e na execução de projetos.

Objetivos de Aprendizagem:
Identificar e organizar conceitos, métodos e técnicas, desenvolvendo melhorias, programando a manutenção de máquinas, equipamentos e instalações, bem como realizar plano de ações que podem ser medidos e avaliados por meio de indicadores de manutenção. Reconhecer e analisar o processo de gerenciamento da manutenção industrial, verificando a disponibilidade de máquinas e equipamentos, avaliando custos e aplicando procedimentos baseados em legislação e normas vigentes.

Ementa:
Conceitos e objetivos da manutenção industrial. Estratégias de manutenção. Tipos de manutenção. Manutenção produtiva total. Eficiência global do equipamento. Custos de manutenção. Planejamento e controle das atividades de manutenção. Manutenção centrada na confiabilidade. Técnicas preditivas e de análise de falha. Planos de ação e avaliação da manutenção. Indicadores de manutenção.

Metodologias Propostas:
Uso de metodologias ativas, aprendizagem baseada em problemas/projetos, gamificação, entre outras.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliação de desempenho com rubrica. Autoavaliação, pesquisa aplicada, entre outros.

Bibliografia básica:
• BRANCO FILHO, G. Custos em manutenção. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2020. ISBN: 97885739396441.
• XENOS, H.G. Gerenciando a manutenção produtiva: o caminho para eliminar falhas nos equipamentos e aumentar a produtividade. 2ª ed. Nova Lima: Editora FALCONI, 2014. ISBN: 9788598254647.
• BRANCO FILHO, G. Indicadores e índices de manutenção. 2ª ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2020. ISBN: 9788539907663.

Bibliografia complementar:
• NEPOMUCENO, L. X. Técnicas de manutenção preditiva. 1ª. ed. vol. 1. São Paulo: Blücher, 2014. ISBN: 9788521200925.
• GONCALVES, E. Manutenção industrial: do estratégico ao operacional. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, Rio de Janeiro: LTC, 2020. ISBN: 9788539906420.

EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO – 40 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Empreender ações inovadoras, analisando tecnologias disponíveis, desempenho organizacional ou funcional do produto, na busca de propor, incrementar e promover transformações nos negócios e na sociedade. Empreender ações inovadoras, analisando criticamente a organização, antecipando e promovendo transformações.

Objetivos de Aprendizagem:
Elaborar plano de negócio, pesquisando tecnologias e organizando fontes de informação e dados sobre produtos e processos, valorizando temas atuais e relevantes sobre inovação tecnológica e suas aplicações na gestão da produção industrial no contexto local ou regional. Participar e desenvolver projeto integrado, com demais disciplinas, que envolvam ações de responsabilidade social, cidadania, cultura, ciência, tecnologia e inovação, promovendo interação transformadora junto aos diversos setores da sociedade.

Ementa:
O imperativo da inovação. Tipos de inovação: conceitos, características e aplicações. Inovação guiada pela sustentabilidade. Práticas de inovação e empreendedorismo. Estratégias empreendedoras. Liderança e equipes: criatividade empreendedora. Criação e desenvolvimento de novos produtos e serviços. Plano de negócios: etapas, processos e elaboração. Sistemas de busca e bancos de patentes. Modelos de negócio, análise de viabilidade e captura de valor. Estratégias de crescimento e gerenciamento do negócio.

Metodologias Propostas:
Uso de metodologias ativas, aprendizagem baseada em problemas, entre outras, visando a participação em programas e/ou projetos de extensão junto aos diversos segmentos da sociedade que envolvam ações de responsabilidade social, pesquisa aplicada, ciência, tecnologia e inovação.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliação de desempenho com rubrica. Autoavaliação, pesquisa aplicada, entre outros.

Bibliografia básica:
• BESSANT, J.; TIDO, J. Inovação e empreendedorismo. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2019. ISBN: 9788582605172.
• DRUCKER, P.F. Inovação e espírito empreendedor. 1ª ed. São Paulo: Cengage, 2017. ISBN: 9788522126682.
• DORNELAS, J. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 9ª ed. São Paulo: Atlas, 2023. ISBN: 9786559774524.

Bibliografia complementar:
• HISRICH, R.D.; PETERS, M.P.; SHEPHERD, D.A. Empreendedorismo. 9ª ed. Porto Alegre: AMGH, 2014. ISBN: 9788580553338.
• TAJRA, S.F.; RIBEIRO, J. Inovação na prática: design thinking e ferramentas aplicada a startups. 1ª ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020. ISBN: 9788550807379.

INGLÊS II – 40 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Valorizar a comunicação em língua estrangeira, particularmente nas atividades relacionadas à área de gestão e produção industrial.  Demonstrar habilidades de comunicação, na língua materna e língua estrangeira, por meio de textos escritos, expressão oral e recursos audiovisuais.

Objetivos de Aprendizagem:
Identificar ideia principal em textos, resumindo e produzindo notas, avisos ou mensagens técnicas. Descrever rotinas, objetos, pessoas e locais, fornecendo e/ou solicitando informação e dados pertinentes. Relatar problemas e fazer solicitações, bem como seguir instruções, identificando o assunto tratado em textos, resumos ou artigos científicos da área. Manter conversação, solicitando opinião ou demonstrando interesse no uso de expressões temporais, estruturas gramaticais simples e conectivos básicos.

Ementa:
Prática das funções comunicativas da língua inglesa, por meio da compreensão e produção oral e escrita, com uso de estruturas léxico-gramaticais simples, abordando aspectos socioculturais, nos contextos pessoal, acadêmico, e na área de formação profissional.

Metodologias Propostas:
Uso de metodologias ativas, aulas expositivas e dialogadas, apresentações orais, dramatização, gamificação e atividades em grupo ou em pares, entre outras.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação formativa: exercícios para prática e produção oral e escrita; avaliação somativa: provas ou trabalhos individuais ou em grupo, que avaliem tanto a escrita e leitura, quanto a oralidade e compreensão auditiva, entre outros.

Bibliografia básica:
• HUGES, J. et al. Business result elementary: student’s book with online practice. 2nd edition. New York: Oxford University Press, 2017. ISBN 9780194738668.
• O’KEEFFE, M. et al. Business partner A1: coursebook with digital resources. São Paulo: Pearson Universidades, 2020. ISBN 9781292233512.
• OXENDEN, C.; LATHAM-KOENIG, C. American english file 1: student’s book Pk with online practice. 3rd edition. New York: Oxford University Press, 2019. ISBN 9780194906166.

Bibliografia complementar:
• CARTER, R.; NUNAN, D. Teaching english to speakers of other languages. Cambridge: Cambridge University Press, 2015. ISBN 9781138824676.
• POWELL, M. et al. In Company 3.0: elementary. 3rd edition. São Paulo: Macmillan do Brasil, 2015. ISBN 9780230455009.

PROJETO INTEGRADOR IV – 40 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Demonstrar atuação autônoma e colaborativa, bem como identificar e propor soluções, em atividades voltadas para elaboração e execução de projetos, produtos e protótipos, entre outras relacionadas à área de produção industrial. Desenvolver uma visão empreendedora da vida, do negócio e da carreira profissional, demonstrando habilidades de comunicação assertiva, pro atividade e liderança.

Objetivos de Aprendizagem:
Prospectar e analisar demandas da sociedade que contribuam para a formação profissional e o arranjo produtivo local, selecionando técnicas e tecnologias, a fim de promover ações para o desenvolvimento de melhorias em produtos, processos e serviços. Definir objetivos e validar metas para a construção de plano de ações. Criar uma estrutura de gerenciamento do projeto, participando de reuniões com a equipe para definição de escopo e cronograma, além de realizar pesquisas e buscar orientações, validando e realizando controle para atendimento de prazos e administração do tempo para a apresentação dos resultados obtidos. Participar e desenvolver projeto integrado, com demais disciplinas, que envolvam ações de responsabilidade social, cidadania, cultura, ciência, tecnologia e inovação, promovendo interação transformadora junto aos diversos setores da sociedade.

Ementa:
Técnicas de monitoramento e controle em programas e/ou projetos. Exemplos de indicadores-chave e ações de melhorias junto a sociedade e/ou mercado de trabalho. Análise de fluxo para comunicação eficaz do negócio. Apresentação e divulgação dos resultados.

Metodologias Propostas:
Uso de metodologias ativas, aprendizagem baseada em problemas, entre outras, visando a participação em programas e/ou projetos de extensão junto aos diversos segmentos da sociedade que envolvam ações de responsabilidade social, cidadania, cultura, pesquisa aplicada, ciência, tecnologia e inovação.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliação de desempenho com rubrica. Autoavaliação, pesquisa aplicada, entre outros.

Bibliografia básica:
• BROWN, T. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. 1ª ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020. ISBN: 9788550814360.
• KEELING, R.; BRANCO, R.H.F. Gestão de projetos: uma abordagem global 4ª ed. São Paulo: Saraiva, 2018. ISBN: 9788553131631.
• CRAWFORD, M.; DI BENEDETTO, A. Gestão de novos produtos. 11ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. ISBN: 9788580555417.

Bibliografia complementar:
• ADAMD, J.L. Excelência no desenvolvimento de produtos. 1ª ed. São Paulo: M. Books, 2014. ISBN: 9788576802365.
• CARPES JR., W.P. Introdução ao projeto de produtos. 1ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2014. ISBN: 9788582602393.

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E PROJETO DE INVESTIMENTOS – 80 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Interpretar e aplicar as diretrizes do planejamento estratégico no desenvolvendo produtos, processos e serviços, demonstrando uma visão analítica e criteriosa, considerando fatores internos e externos que impactam na tomada de decisões. Pesquisar, prever e analisar a evolução de cenários produtivos, de competitividade e seus impactos, de forma a contribuir para que o negócio se mantenha perene no mercado. Desenvolver comunicação interpessoal, compreensão e interpretação em situações que envolvam expressão de ideias, negociação, análise e elaboração de documentos na área de atuação profissional.

Objetivos de Aprendizagem:
Apresentar princípios e conceitos relacionados a finanças e elaboração de plano de investimentos, reconhecendo os elementos básicos para a operação em mercados de capitais e, interpretando relatórios financeiros. Reconhecer e identificar conceitos da administração financeira, elaborando e planejando fluxo de caixa, demonstrativos financeiros e peças orçamentárias. Desenvolver a visão financeira de fontes e aplicações de recursos financeiros no negócio, organizando elementos para localização, qualificação e quantificação de riscos financeiros por meio de estratégias e procedimentos para sua mitigação. Aplicar técnicas e ferramentas utilizadas na análise de projetos de investimentos, identificando e analisando oportunidades para novos investimentos e os riscos envolvidos.

Ementa:
Introdução às finanças corporativas: princípios, conceitos e importância da administração financeira. Importância do fluxo de caixa. Análise do capital de giro. Demonstrações contábeis e de fluxo de caixa. Alavancagem operacional e financeira. Demonstrativos financeiros e balanço patrimonial. Influência da depreciação no fluxo de caixa. Orçamento de custos e receitas. Desempenho econômico e financeiro. Fontes de financiamento. Critérios de análise de projetos de investimentos: payback, retorno contábil, VPL e TIR. Análise de risco do investimento.

Metodologias Propostas:
Uso de metodologias ativas, aulas expositivas e dialogadas, apresentações orais, dramatização, gamificação e atividades em grupo ou em pares, entre outras.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliações formativas com feedback. Avaliação somativa, entre outros.

Bibliografia básica:
• BREALEY, R.A. et al. Princípios de finanças corporativas. 12ª.ed. Porto Alegre: AMGH, 2018. ISBN 9788580556100.
• ROSS, S. et al. Fundamentos da administração financeira. 13ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2022. ISBN: 9788582605776.
• CASAROTO FILHO, N.; KOPITTKE, B.H. Análise de investimentos: manual para solução de problemas e tomadas de decisão. 12ª.ed. São Paulo: Atlas, 2020. ISBN 9788597021882.

Bibliografia complementar:
• CAMLOFFSKI, R. Análise de investimentos e viabilidade financeira das empresas. 1ª.ed. São Paulo: Atlas, 2014. ISBN: 9788522486557.
• ROSS, S. et al. Administração financeira. 10ª ed. Porto Alegre: AMGH, 2015. ISBN: 9788580554311.

PROJETO DE FÁBRICA E ESTRATÉGIAS DE MANUFATURA – 80 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Interpretar e aplicar as diretrizes do planejamento estratégico no desenvolvendo produtos, processos e serviços, demonstrando uma visão analítica e criteriosa, considerando fatores internos e externos que impactam na tomada de decisões. Demonstrar atuação autônoma e colaborativa, bem como identificar e propor soluções, em atividades voltadas para elaboração e execução de projetos, produtos e protótipos, entre outras relacionadas à área de produção industrial. Empreender ações inovadoras, analisando tecnologias disponíveis, desempenho organizacional ou funcional do produto, na busca de propor, incrementar e promover transformações nos negócios e na sociedade.

Objetivos de Aprendizagem:
Planejar instalações industriais, realizando estudos detalhados e análises críticas do projeto, avaliando recursos, processos e planos de produção, monitoramento e controlando variáveis da manufatura e qualidade de requisitos internos e externos por meio de indicadores de desempenho. Elaborar projetos e analisar viabilidade técnica, produtiva, econômica e legal, identificando os riscos e estudando fatores de localização e tamanho das instalações, a fim de otimizar recursos e aumentar as chances de sucesso do negócio. Desenvolver um projeto de unidade fabril que estabeleça estratégia de produção e operações, com foco no nível tático e operacional. Dimensionando arranjo físico e sistemas de manufatura para melhor eficiência do mix de produtos.

Ementa:
Anteprojeto e estudo de viabilidade: investimentos, recursos e análise econômica. Elaboração e análise de projetos: instalações industriais e rede de suprimentos. Estratégia de produção e operações. Planejamento tático e operacional. Seleção da tecnologia e processos de manufatura. Métodos e ferramentas aplicadas no gerenciamento de fábrica. Indicadores de desempenho. Fatores de localização, logística e tamanho da unidade produtiva. Técnicas e ferramentas para projeto e eficiência de arranjo físico. Sistemas de manufatura celular e tecnologia de grupo.

Metodologias Propostas:
Uso de metodologias ativas, aprendizagem baseada em problemas/projetos, gamificação, entre outras.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliação de desempenho com rubrica. Autoavaliação, pesquisa aplicada, entre outros.

Bibliografia básica:
• CASAROTTO FILHO, N. Elaboração de Projetos Empresariais. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2016. ISBN: 9788597006933.
• NEUMANN, C.; SCALICE, R.K. Projeto de fábrica e layout. 1ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2021. ISBN: 9788535254075.
• SLACK, N. et al. Administração da produção. 10ª ed. São Paulo: Atlas, 2023. ISBN: 9786559775170.

Bibliografia complementar:
• LUDOVICO, N.; MARIANO FILHO, B. Gestão estratégica de negócios. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2018. ISBN: 9788547233129.
• GOMES, J.M. Elaboração e análise de viabilidade econômica de projetos. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2013. ISBN: 9788522479634.

GESTÃO AMBIENTAL APLICADA – 80 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Compreender as inter-relações dos sistemas de produção com o meio ambiente, utilizando adequadamente os recursos escassos e a correta destinação dos resíduos industriais, atentando-se à legislação vigente, à sustentabilidade e suas dimensões. Utilizar conhecimento técnico aliado a ciência e tecnologias empregadas na gestão da produção industrial, adaptando as perspectivas da sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. Desenvolver a visão sistêmica, identificando soluções, respeitando aspetos culturais, éticos, ambientais e sociais no âmbito local, regional e internacional.

Objetivos de Aprendizagem:
Apresentar e dar exemplos de modelos de gestão ambiental, sustentabilidade e responsabilidade social, reconhecendo suas aplicações e finalidades, bem como identificando benefícios para o arranjo produtivo local. Realizar fases de processo de auditoria ambiental, identificando atividades que merecem ser acompanhadas e avaliadas por meio de indicadores de desempenho, assim como elaborar plano de contingência, melhorias e ações preventivas, determinando emissão de poluente para que não exceda limites de controle pré-estabelecidos. Estar consciente dos impactos das atividades industriais no meio ambiente, de forma a realizar estudos de controle, bem como providenciar logística de descarte de resíduos industriais, de acordo com normas e legislação vigente.

Ementa:
Introdução à gestão ambiental. Evolução histórica e impactos da questão ambiental nas organizações. Desenvolvimento sustentável como novo paradigma. Políticas públicas ambientais. Abordagens e modelos de sistemas de gestão ambiental. Noções de auditoria ambiental. Meio ambiente e poluição. Controles de poluição. Resíduos sólidos Estudo prévio de impacto ambiental. Mudanças climáticas globais. Produção mais limpa e a eco eficiência. Responsabilidade social e ambiental nas organizações. Estratégias de gestão ambiental. Indicadores de gestão ambiental e de responsabilidade social.

Metodologias Propostas:
Uso de metodologias ativas, aprendizagem baseada em problemas/projetos, gamificação, entre outras.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliações formativas com feedback. Avaliação somativa. Avaliação de desempenho coerente com os objetivos de aprendizagem, autoavaliação, pesquisa aplicada, entre outros.

Bibliografia básica:
• BARBIERI, J.C. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 2023. ISBN: 9788571441446.
• DIAS, R. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2017. ISBN: 9788597010336.
• DONAIRE, D.; OLIVEIRA, E.C. Gestão ambiental na empresa. 3a. ed. São Paulo: Atlas, 2018. ISBN: 9788597017076.

Bibliografia complementar:
• TACHIZAWA. T. Gestão ambiental e responsabilidade social coorporativa. 9ª ed. São Paulo: Atlas, 2019. ISBN: 9788597019629.
• SEIFFERT, M.E.B. Gestão ambiental: instrumentos, esferas de ação e educação ambiental. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2014. ISBN: 9788522487158.

SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS – 80 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Elaborar, implementar e melhorar sistemas produtivos e processos, levando em consideração os limites e características dos recursos físicos e humanos, tecnologias disponíveis, bem como sua capacidade de produção. Demonstrar atuação autônoma e colaborativa, bem como identificar e propor soluções, em atividades voltadas para elaboração e execução de projetos, produtos e protótipos, entre outras relacionadas à área de produção industrial.

Objetivos de Aprendizagem:
Propiciar conceitos sobre sistemas hidráulicos e pneumáticos, analisando diversos tipos de sistemas, afim de desenvolver aplicações para sistemas de produtos industriais. Projetar circuitos hidráulicos e pneumáticos, analisando a dinâmica dos diversos elementos que compõem esses circuitos, buscando identificar possíveis falhas em situações-problemas, bem como propor melhorias e soluções.

Ementa:
Fundamentos básicos de pneumática e hidráulica como sistemas de transmissão de potência. Conceitos de sistemas de geração, transmissão, controle e atuação e seus componentes. Dimensionamento de sistemas eletropneumáticos e eletro hidráulicos. Sistemas eletropneumáticos e eletro hidráulicos servo assistidos por Controladores Lógicos Programáveis (CLP). Projetos de sistemas pneumáticos e hidráulicos, servo assistidos eletricamente e por CLP com a aplicação de diagramas ladder e statement list.

Metodologias Propostas:
Aula expositiva e dialogada. Metodologias ativas (aprendizagem baseada em problemas/projetos), entre outras.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliações formativas com feedback. Avaliação somativa. Avaliação de desempenho coerente com os objetivos de aprendizagem, autoavaliação, pesquisa aplicada, entre outros.

Bibliografia básica:
• SARKIS, M. Sistemas fluidomecânicos: hidráulica e pneumática. São Paulo: Editora Érica, 2014. ISBN: 9788536511139.
• FIALHO, A.B. Automatismo pneumáticos: princípios básicos, dimensionamentos de componentes e aplicações práticas. São Paulo: Editora Erica, 2014. ISBN: 9788536512938.
• FIALHO, A.B. Automatismo hidráulicos: princípios básicos, dimensionamentos de componentes e aplicações práticas. São Paulo: Editora Erica, 2014. ISBN: 9788536513355.

Bibliografia complementar:
• LIRA, V.M.; ANDRADE, A.A.; COPOVILLA, C.E. Tecnologias para automação. São Paulo: Blucher, 2024. ISBN: 9786555067392.
• FIALHO, A.B. Automação hidráulica: projetos, dimensionamento e análise de circuitos. São Paulo: Editora Erica, 2018. ISBN: 9788536530321.

CUSTOS GERENCIAIS – 40 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Utilizar indicadores de desempenho, sistemas de custeio, bem como avaliar a viabilidade técnica e econômica no desenvolvimento de produtos. Compreender e analisar cálculos dos custos de produção, utilizando conceitos de análise de valor, visando à redução de desperdícios e melhoria dos processos industriais.

Objetivos de Aprendizagem:
Reconhecer, para manter ou implantar, técnicas de determinação de custo empresarial, levando-se em conta as características dos diversos segmentos econômicos, assim como utilizar metodologias para apuração e análise de custos, desenvolvendo o processo de tomada de decisão. Elaborar orçamento de despesas realizando um planejamento da necessidade de insumos, matérias-primas e materiais inerentes aos sistemas de operação e gestão de empresas industriais. Interpretar conceitos, sistemas de custeio e rateios de custos, enfatizando os de natureza industrial, a fim de que participem efetivamente nas fases de concepção e elaboração de sistemas na área de gerenciamento de custos. Identificar e aplicar técnicas de apuração e gestão de custos para viabilizar empreendimento pelo entendimento da problemática do rateio de custos e do volume e lucro para tomada de decisão.

Ementa:
Conceitos e fundamentos de custos. Classificação dos custos e orçamento de despesas. Visão geral da contabilidade de custos. Custos diretos e indiretos de fabricação. Indicadores de custos. Elementos formadores do custo de produtos industriais. Custeio por absorção e variável. Custeio baseado em atividades. Sistema de acumulação de custos. Apuração de resultado orientado para tomada de decisão. Relação custo, volume e lucro. Conceito e aplicações da margem de contribuição. Formação de preços com base em custos. Aplicações em planilhas eletrônicas: usos em custos e preços.

Metodologias Propostas:
Uso de metodologias ativas, aulas expositivas e dialogadas, apresentações orais, dramatização, gamificação e atividades em grupo ou em pares, entre outras.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliações formativas com feedback. Avaliação somativa, entre outros.

Bibliografia básica:
• DUBOIS, A. et al. Gestão de custos e formação de preços: conceitos, modelos e ferramentas. 4ª.ed. São Paulo: Atlas, 2019. ISBN 9788597022247.
• BRUNI, A.L.; FAMA, R. Gestão de custos e formação de preços: com aplicações na calculadora HP 12C e Excel. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2019. ISBN: 9788597019834.
• SILVA, R.N.S.; LINS, L.S. Gestão de custos: contabilidade, controle e análise. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2017. ISBN: 9788597011746.

Bibliografia complementar:
• BORNIA, A.C. Análise gerencial de custos: aplicação em empresas moderna. 3ª.ed. São Paulo: Atlas, 2010. ISBN: 9788522485048.
• MEGLIORINI, E. Custos: análise e gestão. 3ª ed. São Paulo: Pearson, 2012. ISBN: 9788576059646.

MARKETING PARA GESTÃO DA PRODUÇÃO – 40 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Interpretar e aplicar as diretrizes do planejamento estratégico no desenvolvendo produtos, processos e serviços, demonstrando uma visão analítica e criteriosa, considerando fatores internos e externos que impactam na tomada de decisões. Empreender ações inovadoras, analisando tecnologias disponíveis, desempenho organizacional ou funcional do produto, na busca de propor, incrementar e promover transformações nos negócios e na sociedade.

Objetivos de Aprendizagem:
Discutir o marketing para o desenvolvimento de negócios, produtos e processos por meio de pesquisas junto a clientes, fornecedores e partes interessadas, consolidando informações e avaliando a necessidade de ajustes propostos. Participar e desenvolver projeto integrado com demais disciplinas que envolvam ações de responsabilidade social, cidadania, cultura, ciência, tecnologia e inovação, promovendo interação com a sociedade por meio da troca e construção do de conhecimentos.

Ementa:
Marketing: importância e conceitos. Marketing centrado no cliente: análise de mercados consumidores e necessidades do cliente. Novos modelos de marketing na economia digital. Estratégias, planos e canais de marketing: entrega de valor para o cliente. Determinação de preços. Conectando produtos, serviços e marcas. Marketing orientado por dados e informações: pesquisa aplicada à gestão de negócios e produtos. Métricas de produtividade do marketing.

Metodologias Propostas:
Uso de metodologias ativas, aprendizagem baseada em problemas, entre outras, visando a participação em programas e/ou projetos de extensão junto aos diversos segmentos da sociedade que envolvam ações de responsabilidade social, pesquisa aplicada, ciência, tecnologia e inovação.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliações formativas com feedback. Avaliação somativa. Avaliação de desempenho coerente com os objetivos de aprendizagem, autoavaliação, pesquisa aplicada, entre outros.

Bibliografia básica:
• KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. 18ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2023. ISBN: 9788582606056.
• GABRIEL, M.; KISO, R. Marketing na era digital: conceito, plataforma e estratégias. 2ª.ed.. São Paulo: Atlas, 2020. ISBN: 9788597025552.
• KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de marketing. 15ª ed. São Paulo: Pearson, 2019. ISBN: 9788543024950.

Bibliografia complementar:
• PRIDE, M.P.; FERRELL, O.C. Fundamentos de Marketing: conceitos e práticas. 6ª ed. São Paulo: Cengage, 2016. ISBN: 9788522121977.
• BATESON, J.E.G.; HOFFMAN, K.D. Princípios de marketing de serviços. 3ª.ed. São Paulo: Cengage, 2016. ISBN: 9788522123889.

INGLÊS III – 40 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Valorizar a comunicação em língua estrangeira, particularmente nas atividades relacionadas à área de gestão e produção industrial. Desenvolver comunicação interpessoal, compreensão e interpretação em situações que envolvam expressão de ideias, negociação, análise e elaboração de documentos na área de atuação profissional.

Objetivos de Aprendizagem:
Fazer uso de estratégias de leitura e compreensão oral para identificar os pontos principais de textos orais e escritos, bem como desenvolvendo descrições, instruções e resumo de publicações da área. Comunicar-se em situações do cotidiano e do trabalho, como atendimento a clientes; descrever habilidades, responsabilidades e experiências profissionais, inclusive eventos passados. Compreender dados numéricos em gráficos e tabelas; redigir documentos e e-mails comerciais simples; identificando funções dos diferentes sistemas produtivos.

Ementa:
Desenvolvimento das funções comunicativas da língua inglesa, por meio da compreensão e produção oral e escrita, com uso de estruturas léxico-gramaticais apropriadas, abordando aspectos socioculturais, nos contextos pessoal, acadêmico, e na área de formação profissional.

Metodologias Propostas:
Uso de metodologias ativas, aulas expositivas e dialogadas, apresentações orais, dramatização, gamificação e atividades em grupo ou em pares, entre outras.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação formativa: exercícios para prática e produção oral e escrita; avaliação somativa: provas ou trabalhos individuais ou em grupo, que avaliem tanto a escrita e leitura, quanto a oralidade e compreensão auditiva, entre outros.

Bibliografia básica:
• HUGES, J. et al. Business result elementary: student’s book with online practice. 2nd edition. New York: Oxford University Press, 2017. ISBN 9780194738668.
• O’KEEFFE, M. et al. Business partner A1: coursebook with digital resources. São Paulo: Pearson Universidades, 2020. ISBN 9781292233512.
• OXENDEN, C.; LATHAM-KOENIG, C. American english file 1: student’s book Pk with online practice. 3rd edition. New York: Oxford University Press, 2019. ISBN 9780194906166.

Bibliografia complementar:
• CARTER, R.; NUNAN, D. Teaching english to speakers of other languages. Cambridge: Cambridge University Press, 2015. ISBN 9781138824676.
• POWELL, M. et al. In Company 3.0: elementary. 3rd edition. São Paulo: Macmillan do Brasil, 2015. ISBN 9780230455009.

PROJETO INTEGRADOR V – 40 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Realizar pesquisa e acompanhar os avanços científicos e tecnológicos, organizando-os e aplicando-os em demandas de interesse dos setores produtivos, de serviços e da sociedade. Desenvolver a visão sistêmica, identificando soluções, respeitando aspetos culturais, éticos, ambientais e sociais no âmbito local, regional e internacional.

Objetivos de Aprendizagem:
Propor e realizar, em equipes multidisciplinares, o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços voltados às atividades de gestão e da produção industrial, analisando os impactos na formação profissional e na sociedade. Avaliar a viabilidade prática do projeto, testar e verificar tarefas, analisando e argumentando com base em dados, bem como registrar acompanhamento de implementações propostas. Criar uma estrutura de gerenciamento do projeto, participando de reuniões com a equipe para definição de escopo e cronograma, além de realizar pesquisas e buscar orientações, validando e realizando controle para atendimento de prazos e administração do tempo para a apresentação dos resultados obtidos. Participar e desenvolver projeto integrado com demais disciplinas que envolvam ações de responsabilidade social, cidadania, cultura, ciência, tecnologia e inovação, promovendo interação com a sociedade por meio da troca e construção do de conhecimentos.

Ementa:
Planejamento de projetos: definição do escopo e identificação dos riscos. Metodologia científica. Estudos de caso: planejamento e métodos. Técnicas de pesquisa aplicada. Processo de interlocução com as partes interessadas na identificação de questões ou problemas passíveis de intervenção. Apresentação e divulgação dos resultados.

Metodologias Propostas:
Uso de metodologias ativas, aprendizagem baseada em problemas, entre outras, visando a participação em programas e/ou projetos de extensão junto aos diversos segmentos da sociedade que envolvam ações de responsabilidade social, pesquisa aplicada, ciência, tecnologia e inovação.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliação de desempenho com rubrica. Autoavaliação, pesquisa aplicada, entre outros.

Bibliografia básica:
• GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2022. ISNB:9786559771639.
• MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico. 9ª ed. São Paulo: Atlas, 2021. ISBN:9788597026535.
• YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. ISBN:9788582602317.

Bibliografia complementar:
• ADAMD, J.L. Excelência no desenvolvimento de produtos. 1ª ed. São Paulo: M. Books, 2014. ISBN: 9788576802365.
• CARPES JR., W.P. Introdução ao projeto de produtos. 1ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2014. ISBN: 9788582602393.

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E ROBÓTICA – 80 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Elaborar, implementar e melhorar sistemas produtivos e processos, levando em consideração os limites e características dos recursos físicos e humanos, tecnologias disponíveis, bem como sua capacidade de produção. Organizar, analisar e realizar controle de sistemas de manufatura, identificando os benefícios para uma organização produtiva, bem como para a sociedade em contextos local, regional, nacional e global. Demonstrar capacidade de resolver problemas complexos e propor soluções criativas.

Objetivos de Aprendizagem:
Desenvolver uma visão geral dos princípios e conceitos básicos de automação, permitindo gerenciamento e monitoramento de atividades de automação em suas respectivas áreas de atuação, valorizando aspectos como como produtividade, qualidade, segurança e eficiência operacional. Reconhecer, interpretar e aplicar conceitos essenciais de instrumentação, controle de dados e sistema supervisórios, demonstrando conhecimento por meio da análise e avaliação em equipe, para tomada de decisões estratégicas relacionadas à tecnologia e sistemas de automação industrial. Realizar supervisão de equipes de produção, apoiando a criação e execução de projetos de automação e robótica, a fim de monitorar e analisar variáveis de processos e parâmetros de controle, bem como discutindo e implementando melhorias validadas pelas equipes.

Ementa:
Instrumentação industrial: sensores, medidas computacionais e transmissão de sinais industriais. Elementos de controle: válvulas, pneumática, eletropneumática e motores. Controladores lógicos programáveis: programação e linguagens de sistemas. Sistemas de supervisão, controle e aquisição de dados. Introdução à robótica industrial: conceitos, tecnologias e aplicações. Características do controle de robôs: principais componentes, sensores e atuadores. Programação e simulação de robôs industriais. Desenvolvimento prático de projetos de robótica com arduino.

Metodologias Propostas:
Uso de metodologias ativas, aulas expositivas e dialogadas, seminários e apresentações em grupo ou individuais, aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos, entre outras.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliação de desempenho com rubrica. Autoavaliação, pesquisa aplicada, entre outros.

Bibliografia básica:
• SANTOS, W.E. et al. Robótica industrial: fundamentos, tecnologias, programação e simulação. 1ª.ed. São Paulo: Erica, 2014. ISBN 9788536512044.
• LAMB, F. Automação industrial na prática. Porto Alegre: AMGH, 2015. ISBN 9788580555134.
• STEVAN JR., S.L.; SILVA, R.A. Automação e instrumentação industrial com arduino: teoria e projetos. 1ª.ed. São Paulo: Erica, 2015. ISBN 9788536514789.

Bibliografia complementar:
• LANA, H.C. Projetos Maker: arduino, eletrônica, robótica, automação. 1ª.ed. Editora Novatec, 2018. ISBN: 9788575227046.
• GARCIA JR., E. Introdução a sistemas de supervisão, controle e aquisição de dados: SCADA. 1ª.ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019. ISBN 9780230455009.

MANUFATURA AVANÇADA E PRODUÇÃO INTELIGENTE – 80 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Elaborar, implementar e melhorar sistemas produtivos e processos, levando em consideração os limites e características dos recursos físicos e humanos, tecnologias disponíveis. Integrar e dimensionar recursos físicos, humanos e econômicos a fim de produzir com eficiência e eficácia, considerando as possibilidades de melhorias contínuas. Organizar, analisar e realizar controle de sistemas de manufatura, identificando os benefícios para uma organização produtiva, bem como para a sociedade em contextos local, regional, nacional e global.

Objetivos de Aprendizagem:
Interpretar os conceitos fundamentais da manufatura integrada, incluindo o processo de desenvolvimento de produtos, e aplicá-los na resolução de problemas em organizações com sistemas de produção enxuta. Desenvolver habilidades por meio de simulação, permitindo a aplicação dos conceitos aprendidos na disciplina, bem como analisar criticamente os resultados, assim como implantar métodos e técnicas que visam melhorar e otimizar processos de produção. Pesquisar tecnologias, sistemas de manufatura digital e soluções inteligentes, explorando os principais casos de aplicação nas organizações, realizando comparações e avaliações, identificando hipóteses que contribuam para solução de problemas em projetos ou ações de melhorias no arranjo produtivo local. Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, colaborando de forma efetiva na resolução de problemas e no desenvolvimento de soluções inovadoras para desafios na área de manufatura.

Ementa:
Conceitos e desafios das manufaturas brasileira. Roadmap para implantação de tecnologias habilitadoras em sistemas de manufatura. Segurança cibernética. Tecnologias digitais aplicadas a melhorias e otimização da manufatura. Interoperabilidade de sistemas ciberfísicos em manufatura avançada. O papel das tecnologias na produção inteligente. Gêmeos digitais. Manufatura aditiva: conceitos, aplicações e desafios. Digitalização e impressão 3D. Aplicações de realidade virtual e aumentada na produção industrial. Gerenciamento digital do chão de fábrica. Sistemas MES, PIMS, PLM e ERP. Inteligência artificial aplicada à gestão, monitoramento, otimização e controle da produção. Técnicas avançadas de modelagem e simulação em sistemas de manufatura. Sistemas de fabricação CAD, CAE, CAM e CIM.

Metodologias Propostas:
Uso de metodologias ativas, aprendizagem baseada em problemas/projetos, gamificação, entre outras.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliações formativas com feedback. Avaliação somativa. Avaliação de desempenho.

Bibliografia básica:
• TUBINO, D.F. Manufatura enxuta como estratégia de produção. 1a. ed. São Paulo: Atlas, 2015. ISBN: 9788597001396.
• MONDEN, Y. Sistema Toyota de Produção: uma abordagem integrada ao just-in-time. 4ª.ed. Porto Alegre: Bookman, 2014. ISBN: 9788582602157.
• ALMEIDA, P.S. Industria 4.0: princípios básicos, aplicabilidade e implantação na área industrial. 1a. ed. São Paulo: Erica, 2019. ISBN: 9788536530444.

Bibliografia complementar:
• VOLPATO, N. Manufatura aditiva: tecnologias e aplicações da impressão 3D. 1ª ed. São Paulo: Blücher, 2017. ISBN: 9788521211501.
• GRACIA, F. Excelência operacional com lean manufacturing. 1ª ed. Editora: CIA das ideias, 2020. ISBN: 9786589085027.

MODELAGEM, ANÁLISE E SIMULAÇÃO DA PRODUÇÃO – 80 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Utilizar ferramentas matemáticas, estatísticas e analíticas para modelar, analisar e avaliar sistemas de produção, auxiliando no processo de tomada de decisões. Demonstrar capacidade de resolver problemas complexos e propor soluções criativas.

Objetivos de Aprendizagem:
Planejar, projetar e utilizar softwares específicos de simulação ou modelagem de sistemas, analisando dados e resultados de diferentes cenários, na busca de solucionar problemas e/ou auxiliar no processo de tomada de decisões. Discutir o interesse de outras abordagens de simulação ou estratégias de experimentação com modelos de simulação para resolver problemas relacionados à gestão ou sistemas produtivos.

Ementa:
Teoria das filas: processos de filas, análise de chegada e atendimento, modelos de filas. Conceitos fundamentais de simulação. Dados de entrada: testes de aderência e distribuições probabilísticas: exponencial, triangular, normal e uniforme. Simulação de eventos discretos. Método Monte Carlo. Modelagem: entidades, processos e recursos, métricas de saída e validação de modelos de simulação. Técnicas de animação. Projeto de simulação aplicado: coleta de dados, modelagem, validação do modelo, elaboração de alternativas e cenários, análise de resultados e implementação. Mapeamento de processos produtivos e programação da produção. Aplicação e análise de resultados em práticas laboratoriais de simulação em sistemas produtivos.

Metodologias Propostas:
Aula expositiva e dialogada. Uso de metodologias ativas, aprendizagem baseada em problemas/projetos, gamificação, entre outras. Práticas laboratoriais de simulação de sistemas de produção.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliações formativas. Atividades individuais ou em grupo. Seminários. Exercícios práticos. Pesquisa aplicada. Análise de estudos de caso. Autoavaliação, entre outros.

Bibliografia básica:
• CHWIF, L.; MEDINA, A.C. Modelagem e simulação de eventos discretos: teoria e aplicações. 4ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014. ISBN: 9788535279320.
• PRADO, D. Teoria das filas e da simulação. 6ª ed. Vol. 2. Editora: Nova Lima: Falconi Editora, 2017. ISBN: 9788555560194.
• PRADO, D.; YAMAGUCHI, M. Usando o Arena® em simulação. 6ª ed. Vol. 3. Nova Lima: Falconi Editora, 2019. ISBN: 9788555560255.

Bibliografia complementar:
• SILVA, E.M. et al. Pesquisa operacional para cursos de administração e engenharia: programação linear e simulação. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2017. ISBN: 9788597013498.
• COLIN, E.C. Pesquisa operacional: 170 aplicações em estratégia, finanças, logística, produção, marketing e vendas. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2018. ISBN: 9788597014358.

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS – 80 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Identificar e distinguir os conceitos, recursos e aplicações dos sistemas de informação gerenciais. Pesquisar, prever e analisar a evolução de cenários produtivos, de competitividade e seus impactos, de forma a contribuir para que o negócio se mantenha perene no mercado. Empreender ações inovadoras, analisando criticamente a organização, antecipando e promovendo transformações.

Objetivos de Aprendizagem:
Reconhecer e aplicar estratégias no gerenciamento e técnicas de sistemas de informação voltadas para gestão e controle de manufatura, reconhecendo a importância dos recursos humanos, tecnológicos e organizacionais. Utilizar sistemas, ferramentas e tecnologias de forma a extrair informações de banco de dados, buscando melhorar o desempenho do negócio, bem com apoiar tomada de decisões gerenciais e operacionais, divulgando os resultados por meio de relatórios gerenciais.

Ementa:
Conceitos fundamentais e componentes dos sistemas de informação. Administração de recursos informacionais como fator de competividade das organizações econômicas e sociais. Gestão da informação nos sistemas de produção: histórico e evolução. Elementos da gestão da informação: gerência, tecnologia, informação e ambiente. Segurança em sistemas de informação. Informação e processo decisório. Informação e estratégia empresarial. Inteligência organizacional: relação entre gestão da informação, inteligência competitiva e gestão do conhecimento. Inteligência competitiva: modelos e técnicas.

Metodologias Propostas:
Uso de metodologias ativas, aprendizagem baseada em problemas/projetos, gamificação, entre outras.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliações formativas com feedback. Avaliação somativa. Avaliação de desempenho coerente com os objetivos de aprendizagem, autoavaliação, pesquisa aplicada, entre outros.

Bibliografia básica:
• OLIVEIRA, D.P.R. Sistemas de informações gerenciais: estratégias, táticas, operacionais. 17ª. ed. São Paulo: Atlas, 2018. ISBN: 9788597014709.
• LAUDON, K.C.; LAUDON, J.P. Sistemas de informação gerenciais. 11ª. ed. São Paulo: Pearson, 2014. ISBN: 9788543005850.
• TADEU, C. Sistemas de informações gerenciais e operacionais. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2019. ISBN: 9788597022001.

Bibliografia complementar:
• STAIR, R.M. et al. Princípios de sistemas de informação. 4ª. ed. São Paulo: Cengage, 2021. ISBN: 9786555584059.
• ELEUTERIO, M.A.M. Sistemas de informações gerenciais na atualidade. 1ª. ed. São Paulo: InterSaberes, 2015. ISBN: 9788544302859.

CONTROLE DE QUALIDADE E MELHORIA CONTÍNUA – 40 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Compreender e analisar cálculos dos custos de produção, utilizando conceitos de análise de valor, visando à redução de desperdícios e melhoria dos processos industriais produtivos. Compreender e analisar a qualidade como função estratégica dos sistemas de produção, utilizando as ferramentas da qualidade nos processos produtivos.

Objetivos de Aprendizagem:
Implementar plano de ações e melhorias de forma a controlar e desenvolver as atividades da produção industrial, monitorando seu desempenho e avaliando os resultados. Definir estratégias de controle de qualidade e programas de melhoria contínuas, realizando ações para redução de custos por meio da diminuição ou eliminação de desperdícios de processos, produtos e serviços. Desenvolver e aplicar ferramentas de controle de qualidade e técnicas de melhoria, monitorando desempenho de processos por meio da criação de indicadores ou análise para solução de problemas de qualidade nas organizações.

Ementa:
Planejamento da qualidade desde o projeto: visão do cliente. Desdobramento da função qualidade (QFD). Ciclo PDCA e método DMAIC. Análise de Modo e Efeitos de Falha Potencial (FMEA). Conceitos e regras do Kaizen: limpeza, eliminação de perdas e padronização. Custos da qualidade. Aplicações de controle estatístico do processo e análise de gráficos de controle. Avaliação de capacidade de processos.

Metodologias Propostas:
Aula expositiva e dialogada. Uso de metodologias ativas, aprendizagem baseada em problemas, projetos e desafios, entre outras.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliações formativas com feedback. Atividades individuais ou em equipe. Exercícios práticos para análise e resolução de problemas. Autoavaliação, entre outros.

Bibliografia básica:
• CARVALHO, J.D. Melhoria contínua nas organizações. 1a. ed. Editora Lidel: Edições Técnicas, 2021. ISBN: 9789897526336.
• IMAI, M. Gemba Kaizen: uma abordagem de bom senso à estratégia de melhoria contínua. 2a. ed. Porto Alegre: Bookman, 2014. ISBN: 9788576051725.
• RAMOS, E.M.L.S et al. Controle estatístico da qualidade. 1a. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. ISBN: 9788565837163.

Bibliografia complementar:
• PALADINI, E.P. Gestão da qualidade: teoria e prática. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2019. ISBN: 9788597021578.
• COSTA, A.F.B.; EPPRECHT, E.K.; CARPINETTI, L.C.R. Controle estatístico de qualidade. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2018. ISB N: 9788522441563.

ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL – 40 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Utilizar conhecimento técnico aliado a ciência e tecnologias empregadas na gestão da produção industrial, adaptando as perspectivas da sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. Desenvolver a visão sistêmica, identificando soluções, respeitando aspetos culturais, éticos, ambientais e sociais no âmbito local, regional e internacional.

Objetivos de Aprendizagem:
Reconhecer a ética como reflexo da sociedade, compreendendo a cidadania como forma de participação social, assim como o exercício de direitos e deveres, a fim de promover o senso crítico. Apresentar conceitos básicos de direito empresarial e do trabalho, relacionando aspectos jurídicos fundamentais das pessoas, bem como noções indispensáveis para o exercício profissional do tecnólogo. Valorizar a importância do conhecimento, a realização de pesquisas e análises prévias de possíveis implicações jurídicas que possam gravitar em torno de um caso concreto nas áreas de gestão ou produção industrial. Proporcionar conceitos fundamentais sobre a ética profissional e social, a fim de reconhecer e identificar preceitos fundamentais de ordem moral e de convívio, valorizando a importância do predomínio do respeito aos semelhantes sobre os valores do mundo capitalista. Conscientizar-se da importância da moral e do Direito, sobretudo em sua vida profissional, procurando mudanças no mundo profissional contemporâneo, afastando as práticas abusivas e ilegais, que às vezes causam a falsa impressão de que tais práticas estariam dentro dos parâmetros da ética.

Ementa:
Introdução aos estudos e prática da ética. Ética e profissão: códigos de ética. Direito e moral. Noções sobre o estudo do Direito. Fontes do direito. Principais ramos do direito. Direito constitucional. Direitos e garantias normativas. Direito civil: pessoa natural e jurídica, capacidade e incapacidade. Direito trabalhista: noções gerais. Introdução aos direitos do consumidor. Regulamentação profissional e legislações específicas: atribuições e atividades. Conselhos profissionais, entidades de classe e registro profissional.

Metodologias Propostas:
Uso de metodologias ativas, aprendizagem baseada em problemas/projetos, gamificação, entre outras.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliação de desempenho com rubrica. Autoavaliação, pesquisa aplicada, entre outros.

Bibliografia básica:
• SA, A.L. Ética profissional. 10ª ed. São Paulo: Atlas, 2019. ISBN: 9788597021226.
• FABRETTI, L.C. et al. Direito empresarial. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2014. ISBN: 9788522490660.
• RESENDE, R. Direito do trabalho. 9ª ed. Rio de Janeiro: Método, 2023. ISBN: 9786559648702.

Bibliografia complementar:
• TARTUCE, F. Manual de direito civil: volume único. 13ª ed. Rio de Janeiro: Método, 2023. ISBN: 9786559646982.
• TOMAZETTE, M. Curso de direito empresarial: teoria geral e direito societário. 14ª ed. Vol.1. São Paulo: Saraiva, 2023. ISBN: 9786553627376.

INGLÊS IV – 40 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Valorizar a comunicação em língua estrangeira, particularmente nas atividades relacionadas à área de gestão e produção industrial. Desenvolver comunicação interpessoal, compreensão e interpretação em situações que envolvam expressão de ideias, negociação, análise e elaboração de documentos na área de atuação profissional.

Objetivos de Aprendizagem:
Interpretar e produzir textos relevantes para a área de atuação, realizando instruções, relatórios e artigos. Fazer comparações e expressar opinião, argumentando e justificando as tomadas de decisões. Destacar pontos principais de apresentações, demonstrações, artigos e publicações, fazendo um planejamento e cronograma para detalhar e agendar compromissos com as tarefas. Descrever produtos, processos e serviços, respondendo a questionamentos de forma simples, objetiva e direta, particularmente aqueles relacionados aos assuntos técnicos e tecnológicos da área de formação.

Ementa:
Expansão do uso das funções comunicativas da língua inglesa, por meio da compreensão e produção oral e escrita, com uso de estruturas léxico-gramaticais, abordando aspectos socioculturais, nos contextos pessoal, acadêmico, e na área de formação profissional.

Metodologias Propostas:
Uso de metodologias ativas, aulas expositivas e dialogadas, apresentações orais, dramatização, gamificação e atividades em grupo ou em pares, entre outras.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação formativa: exercícios para prática e produção oral e escrita; avaliação somativa: provas ou trabalhos individuais ou em grupo, que avaliem tanto a escrita e leitura, quanto a oralidade e compreensão auditiva, entre outros.

Bibliografia básica:
• HUGES, J. et al. Business result elementary: student’s book with online practice. 2nd edition. New York: Oxford University Press, 2017. ISBN 9780194738668.
• O’KEEFFE, M. et al. Business partner A1: coursebook with digital resources. São Paulo: Pearson Universidades, 2020. ISBN 9781292233512.
• OXENDEN, C.; LATHAM-KOENIG, C. American english file 1: student’s book Pk with online practice. 3rd edition. New York: Oxford University Press, 2019. ISBN 9780194906166.

Bibliografia complementar:
• CARTER, R.; NUNAN, D. Teaching english to speakers of other languages. Cambridge: Cambridge University Press, 2015. ISBN 9781138824676.
• POWELL, M. et al. In Company 3.0: elementary. 3rd edition. São Paulo: Macmillan do Brasil, 2015. ISBN 9780230455009.

PROJETO INTEGRADOR VI – 40 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Demonstrar atuação autônoma e colaborativa, bem como identificar e propor soluções, em atividades voltadas para elaboração e execução de projetos, produtos e protótipos, entre outras relacionadas à área da produção industrial. Desenvolver a visão sistêmica, identificando soluções, respeitando aspetos culturais, éticos, ambientais e sociais no âmbito local, regional e internacional.

Objetivos de Aprendizagem:
Propor e realizar, em equipes multidisciplinares, o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços voltados às atividades de gestão e da produção industrial, analisando os impactos na formação profissional e na sociedade. Avaliar a viabilidade prática do projeto, testar e verificar tarefas, analisando e argumentando com base em dados, bem como registrar acompanhamento de implementações propostas. Criar uma estrutura de gerenciamento do projeto, participando de reuniões com a equipe para definição de escopo e cronograma, além de realizar pesquisas e buscar orientações, validando e realizando controle para atendimento de prazos e administração do tempo para a apresentação dos resultados obtidos. Participar e desenvolver projeto integrado com demais disciplinas que envolvam ações de responsabilidade social, cidadania, cultura, ciência, tecnologia e inovação, promovendo interação com a sociedade por meio da troca e construção do de conhecimentos.

Ementa:
Desenvolvimento de projetos. Atuação e gerenciamento de equipes em projetos e/ou programas. Ferramentas de avaliação e monitoramento de projetos. Ética e responsabilidade social em projetos. Apresentação e divulgação dos resultados.

Metodologias Propostas:
Uso de metodologias ativas, aprendizagem baseada em problemas, entre outras, visando a participação em programas e/ou projetos de extensão junto aos diversos segmentos da sociedade que envolvam ações de responsabilidade social, pesquisa aplicada, ciência, tecnologia e inovação.

Instrumentos de Avaliação Propostos:
Avaliação diagnóstica. Avaliação de desempenho com rubrica. Autoavaliação, pesquisa aplicada, entre outros.

Bibliografia básica:
• GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2022. ISNB:9786559771639.
• MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico. 9ª ed. São Paulo: Atlas, 2021. ISBN:9788597026535.
• YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. ISBN:9788582602317.

Bibliografia complementar:
• ADAMD, J.L. Excelência no desenvolvimento de produtos. 1ª ed. São Paulo: M. Books, 2014. ISBN: 9788576802365.
• CARPES JR., W.P. Introdução ao projeto de produtos. 1ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2014. ISBN: 9788582602393.

TRABALHO DE GRADUAÇÃO - 160 HORAS

Competências desenvolvidas nesta disciplina (profissionais e socioemocionais):
Promover e estimular a cultura da pesquisa científica e inovação tecnológica em áreas de atuação do profissional tecnólogo em gestão da produção industrial. Demonstrar capacidade de resolver problemas complexos e propor soluções criativas e inovadoras. Atuar de forma autônoma na realização de atividades profissionais e na execução de projetos.

Objetivos de Aprendizagem:
Identificar e aplicar os tipos de pesquisa e métodos científicos de acordo com a proposta do curso. Realizar um projeto de pesquisa utilizando-se de instruções e normas aplicáveis. Elaborar e apresentar um trabalho criativo, demonstrando os conhecimentos adquiridos no curso. Realizar a entrega de um produto como forma do resultado de sua pesquisa.

Ementa:
O estudante deve desenvolver, sob a orientação de docente, um projeto entregável para conclusão do trabalho de graduação. As disciplinas de projetos integradores poderão subsidiar o referido trabalho de graduação, com relação aos temas e projetos propostos, estudos de casos, resolução de problemas, propostas de melhorias entre outras atividades curriculares pertinentes. O produto entregável busca aprimorar e demonstrar articulação entre teoria e prática profissional por meio do desenvolvimento de atividade de estudo, pesquisa, entre outras, envolvendo conhecimentos e atividades relacionadas a área do curso, devidamente orientado pelo docente.

Bibliografia básica:
• GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2022. ISNB:9786559771639.
• MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico. 9ª ed. São Paulo: Atlas, 2021. ISBN:9788597026535.
• YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. ISBN:9788582602317.

Bibliografia complementar:
• CAUCHICK-MIGUEL, P.A. Metodologia científica para engenharia. 1ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2019. ISBN: 9788535290707.
• SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 24ª ed. São Paulo: Cortez, 2018. ISBN:9788524925507.

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO - 240 HORAS

OBRIGATÓRIO A PARTIR DO 3º SEMESTRE

Objetivos de Aprendizagem:
Dentro do setor de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial, o aluno será capaz de desenvolver habilidades para analisar situações complexas; resolver problemas e propor mudanças no ambiente profissional; buscar o aperfeiçoamento pessoal e profissional, aproximar os conhecimentos acadêmicos com as práticas de mercado; vivenciar nas organizações e reconhecer como elas funcionam; perceber a integração Faculdade-Empresa-Comunidade, identificando-se com novos desafios da profissão e ampliando os horizontes profissionais oferecidos pelo mundo do trabalho.

Ementa:
O Estágio Curricular Supervisionado complementa o processo de ensino-aprendizagem através da aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do CST em Gestão da Produção Industrial em situações reais complexas e no exercício das profissões. O discente realiza atividades práticas, desenvolvidas em ambientes profissionais, sob orientação e supervisão de um docente da Faculdade e um responsável no local de estágio. Equiparam-se ao estágio as atividades de extensão, de monitoria, iniciação científica e/ou desenvolvimento tecnológico e inovação na Educação Superior, desenvolvidas pelo estudante. As atividades de pesquisa aplicada desenvolvidas em projetos de iniciação científica e/ou iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação, quando executadas, podem ser equiparadas como Estágio Curricular Supervisionado ou como Trabalho de Graduação, desde que sejam comprovadas, no mínimo, as cargas horárias totais respectivas a cada atividade, sem haver sobreposição.

Bibliografia básica:
• OLIVO, S; LIMA, M. C. Estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso. São Paulo: Cengage, 2016. ISBN: 9788522103614.
• MARTINS J. Como escrever trabalhos de conclusão de curso. Petrópolis: Vozes, 2015. ISBN: 9788532636034.
• COSTA, M. A. F.; COSTA, M. F. B. Projeto de pesquisa: entenda e faça. 6ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2015. ISBN: 9788532624482.

Bibliografia complementar:
• PEREIRA, M. G. Artigos científicos: como redigir, publicar e avaliar. 1ª.ed. Editora Guanabara Koogan, 2011. ISBN: 9788527719285.
• BIANCHI, A.C.M.; ALVARENGA, M.; BIANCHI, R. Manual de orientação: estágio supervisionado. 4ª.ed. São Paulo: Cencage, 2010. ISBN: 9788522107209.